São Paulo, sábado, 20 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DÚVIDAS ÉTICAS [mande suapergunta para duvidaseticas@grupofolha.com.br]


O que é mais ecológico: desktop ou notebook?

CYRUS AFSHAR
DA REPORTAGEM LOCAL

O computador de mesa consome até quatro vezes mais energia que o portátil. "O desktop consome mais, principalmente por causa do monitor", diz Rafael Meirelles David, engenheiro da Eletrobrás/Procel (Programa de Conservação de Energia Elétrica).
Ligado quatro horas por dia, um PC com monitor de tubo gasta 15 kWh/mês. Um laptop na mesma situação consome menos de 5 kWh.
Mas há outros fatores, além do consumo, que pesam na escolha do modelo mais "verde", como os componentes de que são feitos os equipamentos.
"O problema do laptop é a bateria", diz João Antônio Zuffo, professor do Laboratório de Sistemas Integráveis da USP.
Grandes fabricantes de notebooks já substituíram as baterias de cádmio (um metal pesado) pelas de lítio, menos poluentes. "Hoje as baterias não viciam. Não é preciso carregar e descarregar totalmente", diz Ricardo Schacker, gerente da Dell, que faz laptops e desktops.
Schacker explica que a bateria pode durar até 18 meses e, depois, ser reciclada. Para ele, o menor consumo torna o notebook mais "ecológico".
Mas, na "escala ambiental" de João Antônio Zuffo, professor da USP, o melhor é o PC com monitor de LCD, seguido pelo notebook, e por último vem o PC com monitor de tubo.


Texto Anterior: Crítica de loja: Charme alpinista para (nem) todos
Próximo Texto: O miolo das compras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.