São Paulo, sábado, 22 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DÚVIDAS ÉTICAS
[mande sua pergunta para duvidaseticas@folhasp.com.br]

"O que devo fazer com o meu aparelho eletrônico que não tem mais conserto?"

CYRUS AFSHAR
DA REPORTAGEM LOCAL

A ONG Agente Cidadão faz a coleta gratuita de eletrônicos quebrados na Grande São Paulo. Os objetos recuperados seguem para entidades ou comunidades pobres cadastradas, e o que não tem conserto é revendido como sucata. Ainda em São Paulo, a associação MetaReciclagem recebe e recupera computadores e componentes. As peças e computadores consertados vão para programas públicos de inclusão digital.
Não se pode esquecer também a responsabilidade dos fabricantes. Enquanto aguardam a votação da lei federal que regulamenta a destinação dos resíduos sólidos, alguns fabricantes já cumprem a obrigação de "poluidor-pagador". As redes de assistência técnica da Motorola e da Sony Ericsson recebem celulares que não funcionam mais, assim como a operadora Vivo, que aceita qualquer tipo de aparelho quebrado em suas lojas.
Para quem quiser saber mais sobre como andam as políticas ambientais dos fabricantes pelo mundo, o Greenpeace faz em seu site um ranking trimestral que mostra o desempenho das corporações do setor de eletrônicos no quesito ambiental.


Agente Cidadão, www.agentecidadao.com.br
Greenpeace, www.greenpeace.org/electronics
MetaReciclagem, Parque Fonte do Ipiranga, av. Miguel Stefano, São Paulo
Vivo, www.vivo.com.br



Texto Anterior: Moacyr Scliar vai às compras: Museu de grandes novidades
Próximo Texto: Crítica de loja: Objetos bizarros, preços absurdos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.