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Vida vegana
Como, onde e o que consomem os ultravegetarianos que sabotam marcas e produtos em nome do amos aos bichos
Eduardo Knapp/Folha Imagem
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DA REPORTAGEM LOCAL
A maioria dos veganos começa eliminando as carnes da dieta. Aí vai excluindo os derivados aos poucos. Alguns decidem seguir esse estilo de vida
por motivos espirituais ou de
saúde, mas sempre em nome
do respeito à vida dos animais.
Abelhas exploradas
Mas consumir mel é desrespeitar a abelha? "Ela fabrica o
mel para ela. Os produtos não
são feitos com mel tirado da natureza, há exploração das abelhas, elas ficam presas em caixas para produzir mais", diz a
dentista Rosana Tsibana, 45,
que se considera "quase vegana". Já eliminou matéria-prima animal de roupas e calçados. Só não abandonou o queijo, por falta de opções na hora
de comer na rua.
Por falta de opção, muitos veganos abrem negócios. É o caso
do nutricionista George Guimarães, 35. Ele dava consultorias sobre esse tipo de alimentação antes de criar o restaurante Vegethus, há sete anos.
Hoje, são três unidades, que recebem público variado, mas são
ponto de encontro de veganos.
Alguns adeptos mais radicais
deixam até de ir ao cinema, sob
o argumento de que filmes contêm uma substância gelatinosa
que é retirada do boi. "Só vejo
filmes que não exploram os
animais e só frequento cinemas
que passam DVD, não películas", diz o professor de educação física Charles de Freitas Lima, 36, vegano há oito anos.
Testes em animais
A maioria dos cosméticos e
produtos de limpeza da casa
ainda é testada em animais.
Apesar de ser uma tendência
mundial a proibição desse tipo
de teste, ainda não há uma legislação no Brasil a respeito.
Érica França Costa, especialista da divisão de cosméticos
da Anvisa, diz que a procura por
métodos alternativos ao teste
com bichos cresceu a partir de
2004, quando a União Europeia publicou uma normativa
para que esses procedimentos
fossem substituídos pelas indústrias até 2009. O prazo foi
estendido para 2013.
A Sociedade Vegetariana
Brasileira está desenvolvendo
um selo para produtos de beleza e limpeza veganos, que já
existe para alimentos. "Antes,
as empresas não queriam ser
vinculadas à imagem vegana.
Agora, é o contrário", diz a presidente, Marly Wincler.
(MT)
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