São Paulo, sábado, 23 de janeiro de 2010

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Oferta de produtos aumenta

DA REPORTAGEM LOCAL

A oferta de produtos veganos melhorou nos últimos anos, consequência da mudança de atitude das empresas em relação ao ambiente. "Antes, a gente precisava caçar os produtos. Hoje, encontro até em supermercados", diz o técnico de informática Ubiratan Ramos, 35, vegano há quatro anos. Ele diz ter como hábito ler todos os rótulos e entrar em contato com as empresas, para tirar dúvidas e saber sobre a prática de testes em animais.
A Natura eliminou os testes em bichos só em 2006.
Sissi Freeman, gerente de marketing da Granado, diz que a empresa parou de fazer esses testes em 1998, quando passou por uma "vegetalização" e os sabonetes também deixaram de ter gordura animal na fórmula.
A ONG PEA (Projeto Esperança Animal) tem uma lista de empresas brasileiras que não testam produtos em animais, assim como a Peta (pessoas pelo tratamento ético de animais, na sigla em inglês) tem uma lista internacional. As listas auxiliam os veganos, mas cabe a eles irem atrás do que cada produto contém.
A insistência sobre esse tema nos SACs já é notada. Segundo Tibúrcio Grings, diretor de desenvolvimento da Piccadilly, a marca foi "descoberta pelos veganos" há alguns anos, por fabricar calçados de poliuretano. "Recebemos vários e-mails querendo saber se os calçados não tinham nada de origem animal. Aconteceu por acaso, a nossa preocupação inicial era o ambiente. Quando vimos que era um movimento forte, nos estimulou a seguir assim."
A Surya, marca citada pelos veganos como uma das opções no setor de cosméticos, tem desde 2006 o selo americano "vegan" em alguns produtos. Seu único item fabricado com matéria-prima animal é a henna em pó, vendida com um sachê de mel. Segundo Clélia Angelon, a presidente, o mel será substituído em breve, porque a marca "segue os princípios do veganismo".


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