São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2008

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A cara do passado é o que vende no presente

O crescimento da oferta de produtos nas gôndolas tem levado algumas marcas a apostar no passado para conquistar compradores.
A opção pela estética retrô aparece, muitas vezes, em edições limitadas, lançadas para atrair a atenção de uma base de consumidores que não costuma comprar determinado produto. É o caso recente das caixas de cereal Corn Flakes, que surgiram com ilustrações à moda antiga. Elas se destacam, nas gôndolas, ao lado da oferta berrante de personagens de fi lmes e super-heróis que estampam a maioria dos produtos dessa categoria.
"É mais barato mudar a caixa do que investir em comerciais. O gasto é diluído em milhões de produtos", diz a designer Gisela Schulzinger, da Abre. O resultado são produtos com estilo vintage, quase decorativos, com apelo especial para consumidores mais velhos. Segundo a coordenadora do Comitê de Design da Abre, os cereais destinados ao público infantil podem abusar das imagens de super-heróis, misturadas aos lembretes de brindes e promoções, porque as crianças percebem cada elemento visual separadamente. "Os mais velhos tendem a ver o conjunto primeiro", diz.


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