São Paulo, sábado, 28 de junho de 2008

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Nos corredores da 'perdição'

Veja as dificuldades enfrentadas pelos consumidores para circular em quatro shoppings de estilos diferentes

O que atrapalha a orientação
>> Escadas rolantes para subir e descer distantes umas das outras

>> Elevadores escondidos

>> Mapa do andar sem indicação de 'você está aqui'

>> Corredores escondidos em anexos novos dos shoppings

>> Funcionários que não sabem dar orientações

>> Estacionamento sem indicações de números e letras nos pilares, para ajudar a pessoa a encontrar o carro

>> Placas redundantes, posicionadas só muito perto do que estão indicando

Saiba como foram as visitas
A reportagem percorreu os shoppings Iguatemi, Interlagos, Pátio Higienópolis e Morumbi com o arquiteto Carlos Faggin, no início de junho. Cada visita durou, em média, uma hora e meia. No Iguatemi, Pátio Higienópolis e Morumbi, foi feita uma segunda visita, sem o arquiteto, para avaliar estacionamentos.
O percurso seguido foi sempre de cima para baixo.
No Interlagos, térreo, a visita seguiu o traçado a partir da entrada principal. Os mapas foram procurados em todos, para avaliar sua posição e a indicação de informações básicas (saídas, banheiros, fraldários, diretório e posição de onde se lê o mapa).
Funcionários dos shoppings foram consultados sobre a localização de lojas ou serviços, para testar a confiabilidade das informações passadas.
Placas de orientação foram procuradas e seguidas para avaliar sua precisão.
O traçado dos corredores, a presença de luz natural e a existência de um ponto central que facilitasse a orientação também foram avaliados.
A sinalização dos estacionamentos foi testada por meio do uso das vagas nos shoppings.
A facilidade de voltar ao carro pelo mesmo caminho usado para entrar no shopping foi checada, assim como a existência de letras e números nos pilares.


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