São Paulo, sábado, 28 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas placas

DA REPORTAGEM LOCAL

O Iguatemi é elogiado pelos arquitetos pela simplicidade de circulação de seu projeto original. A facilidade, no entanto, foi se perdendo ao longo dos anos. "Hoje o traçado é caótico em função dos vários anexos, remendos e blocos de garagens", diz o arquiteto Marco Donini.
Na visita, Carlos Faggin destacou a falta de um ponto central que facilitasse a percepção global dos espaços. "O relógio d'água é um ponto de referência, mas está na periferia do shopping", observa. Quem depender de placas para encontrar escadas, cinemas e praça de alimentação não encontrará muitas. As poucas existentes, como as que indicam banheiros, não têm destaque. A administração afirma não colocar placas "em excesso" para não poluir o espaço. "Toda a equipe é treinada para dar suporte caso os clientes precisem de informações adicionais", diz.
Os anexos que foram construídos ao longo dos anos saem do piso superior. Na ala mais nova, as lojas estão enumeradas em um pilar. No canto, o consumidor encontra, com certo esforço, a entrada de um corredor de serviços.
Os mapas ficam ao lado dos elevadores da entrada principal e nos corredores próximos ao relógio d'água. Indicações básicas, como fraldários, banheiros, saídas e diretório, estão apontadas, assim como o ícone "você está aqui". As orientações dadas por funcionários do Iguatemi foram as mais precisas dos quatro shoppings.
No estacionamento, há só o número do piso da garagem. Não há números nos pilares indicando a fileira das vagas. O shopping diz que não há reclamações, "porque os elevadores estão dispostos de forma que não seja necessário percorrer longas distâncias até as vagas". O Iguatemi não permitiu à Folha fotografar os corredores, porque está mudando sua comunicação visual. (DM)


Texto Anterior: Nos corredores da 'perdição'
Próximo Texto: Informação errada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.