Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 9 A 15 DE SETEMBRO DE 2011

 

fale com o guia @

CAPA

ESPECIAL

Santo de casa

Maria Luísa Barsanelli e Milena Emilião

Os Parlapatões comemoram cinco anos de sua sede e o Guia aproveitou para revelar outros grupos de teatro que tem seu espaço aberto para o público

Nem só de tapete vermelho são feitos os teatros de São Paulo. Pelo menos 20 deles estão escondidos atrás de portas de ferro, disfarçados de galpões e casarões antigos. Esses espaços abrigam grupos que, assim como o Parlapatões, têm sede própria.

A trupe de Hugo Possolo e Raul Barreto, conhecida pelo humor, ocupa o número 158 da praça Roosevelt desde 2006 e comemora, neste domingo (dia 11), 20 anos. Na data, estreia a peça "Ridículos Ainda e Sempre", com textos do dadaísta Daniil Kharm e objetos de cena do acervo, uma discreta homenagem ao aniversário da companhia.

Nas palavras de Possolo, a sede ajuda a "arejar a mente", pois recebe convidados e aumenta a interação com outras trupes.

Ter o próprio espaço é um grande passo. Roberto Alvim, diretor do Club Noir, que fica na rua Augusta, explica: "Em 2007, percebemos o quanto era difícil ensaiar e entrar no teatro apenas uma semana antes da estreia."

As dificuldades também são grandes. Ivam Cabral, do Satyros, primeiro coletivo a se estabelecer na Roosevelt, em 2000, precisou negociar com traficantes para abrir as portas à noite. Após dez anos, os problemas mudaram. "A gente vai ter que sair daqui logo", diz. "O teatro é alugado e o metro quadrado subiu muito."

Para conhecer mais sobre os grupos, o Guia selecionou 20 que têm sua própria sede.

Espaço Parlapatões - pça. Franklin Roosevelt, 158, República, tel. 3258-4449. 96 lugares. Ridículos Ainda e Sempre : sáb.: 21h. Dom.: 20h. Estreia 11/9. Até 23/10. 90 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Ingr.: R$ 40. a d i

Capa

Dança

Deborah Colker leva novo espetáculo ao teatro Alfa

Passeios

Revelando São Paulo celebra a cultura popular e o folclore

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.