Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 6 A 12 DE OUTUBRO DE 2006

 

fale com o guia @

CINEMA

Do Luto à Luta

Mocarzel foca personagens com síndrome de Down

Christian Petermann

O documentário "Do Luto à Luta", de Evaldo Mocarzel, está pronto desde o ano passado, quando conquistou o prêmio especial do júri no Festival de Gramado. Mas ele não poderia ter sido lançado em momento mais auspicioso. Como o filme foca a rotina de crianças e jovens com síndrome de Down, é pertinente sua estréia em meio à discussão provocada pela novela global "Páginas da Vida". Mocarzel influenciou nessa questão, já que sua filha, Joana, é atriz da novela.

A premissa é desmitificar a suposta fragilidade das pessoas com essa peculiaridade genética. Mocarzel, que é ativo e interferente em suas obras, escolheu a dedo perso nagens fascinantes, como o menino que quer ser surfista, o jovem casal que prepara seu casamento e a mãe que relembra com alegria a vida produtiva do filho, que morreu com cerca de 50 anos.

Na procura por essa nova e necessária postura social, Mocarzel foi feliz na concepção do título, já que a obra trata de histórias que transformam traumas em atitudes positivas. Formalmente, o filme não procura discursos estéticos diferenciadores. Sua força e contundência estão mesmo na objetividade com que o diretor e roteirista defende sua tese.
Capa

Criança

O musical "Pedro e o Lobo" é uma das atrações do roteiro especial do feriado

Cinema

Evaldo Mocarzel aborda a síndrome de Down no premiado documentário "Do Luto à Luta"

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.