Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2008

 

fale com o guia @

CINEMA

Sicko - $.O.$. Saúde

Michael Moore repete os truques de sempre

Ricardo Calil

Passado o encantamento com o documentarista de esquerda pop e bem-humorado, passada também a decepção com o manipulador barato de fatos e emoções, o que resta de Michael Moore? A julgar por "Sicko - $.O.$. Saúde", sobrou o comediante de uma piada só. Depois de atacar a obsessão por armas em "Tiros em Columbine" e o governo Bush em "Fahrenheit 11 de Setembro", Moore mira agora no sistema de saúde privado dos Estados Unidos. Acompanhar sua filmografia permite visualizar, para além das questões ideológicas, o que há de esquemático e repetitivo em sua obra. Mudam os temas, permanecem os truques.

Tudo começa com uma exposição didática e cínica de alguns casos extremos, como o do homem que perde dois dedos e, por causa do preço abusivo, só pode reimplantar um deles. Diante do absurdo, difícil não cerrar fileiras com o documentarista. Depois, Moore mostra como os poderes político e econômico se unem para sacanear o americano ordinário. É preciso ser um reacionário empedernido para não concordar com ele. Aí, vem a comparação desfavorável dos EUA com outros países -desta vez, não apenas o Canadá, mas também a Inglaterra, França e Cuba (em uma seqüência artificial que Fidel aprovaria com louvor). Então, é hora do toque sentimental, com o congraçamento entre bombeiros cubanos e voluntários americanos do resgate do 11 de Setembro. E, por fim, o golpe sujo: em "Columbine", a entrevista com Charlton Heston; aqui, a revelação de que Moore pagou as contas de saúde da mulher de seu maior detrator.

É manipulador? Sem dúvida. Eficiente? É provável. Divertido? Em alguns momentos, ainda sim. Mas está se tornando cansativo. Se quiser continuar a ser um nome relevante e polêmico, Moore precisa se reinventar com urgência. Principalmente porque não haverá um Bush na presidência em seu próximo filme.
Capa

Cinema

"Sicko - $.O.$. Saúde" é o novo documentário do polêmico diretor Michael Moore

Shows

A cantora e atriz Jane Birkin se apresenta no Bourbon Street

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.