Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 9 A 15 DE ABRIL DE 2010

 

fale com o guia @

CINEMA

É Tudo Verdade

Foco intimista

Fernando Masini

O festival de documentários da América Latina, começa pra valer nesta sexta-feira (dia 9), em seis salas da capital. Com entrada gratuita, a mostra completa 15 anos e traz ao paulistano longas e curtas de 27 países.

A programação conta com 71 filmes -a primeira edição tinha 29 títulos-, com destaque para longas dos mestres Alain Cavalier e Frederick Wiseman e produções mais badaladas, como "O Homem mais Perigoso da América: Daniel Ellsberg e os Papeis do Pentágono", de Rick Goldsmith e Judith Ehrlich, que concorreu ao Oscar.

Inédito no país, "Capitalismo - Uma História de Amor", do polêmico Michael Moore, deve dividir opiniões. Entre os brasileiros, "No Meio do Rio, entre as Árvores", do paulistano Jorge Bodanzky, e "Uma Noite em 67", de Renato Terra e Ricardo Calil, merecem especial atenção.

Amir Labaki, diretor da mostra, aponta para um tom mais intimista nos filmes desta edição. "Há uma superação da onda engajada que se seguiu ao 11/9 em favor de uma vereda mais pessoal."

SEGREDOS DA TRIBO
O diretor José Padilha deve agitar o meio acadêmico com o seu novo longa. A partir de depoimentos de antropólogos, ele disseca como a interferência de pesquisadores em tribos da Venezuela afetou a cultura dos índios. PÁG. 11

Debochado, Moore ataca capitalismo

Para o polêmico Michael Moore, de "Tiros em Columbine", o sistema capitalista não combina com democracia. É esta a tese que ele vai defender em "Capitalismo - Uma História de Amor", inédito no país e com três sessões no festival.
Debochado, o diretor se aproveitou da crise econômica mundial de 2008 para atacar as multinacionais e os grande bancos americanos. Moore mescla assaltos a bancos e pessoas sendo despejadas de suas casas com suas tentativas frustradas de comunicação com grandes personalidades -como a cena em que ele tenta falar com o presidente da GM, hilária.
Não faltam clichês ("o capitalismo é um sistema que dá e tira") . Mas quem se importa? Os "anti-império americano" vão adorar. "Rafael Balsemão"

Filme resgata a paixão pela música

O grande êxito do documentário "Uma Noite em 67", de Renato Terra e do crítico da Folha Ricardo Calil, é não usar as imagens de arquivo apenas para ilustrar depoimentos, mas, sim, para recriar a atmosfera da época. É como se entrássemos no meio da plateia para acompanhar o Festival da Música Popular Brasileira de 1967, que levou à final Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Edu Lobo e Roberto Carlos.

La Danse, o Balé da Ópera de Paris

Frederick Wiseman é conhecido pela incansável observação do ambiente retratado em seus filmes. Com "La Danse", ele volta sua câmera para uma das companhias de dança mais respeitadas do mundo. A repetição de coreografias é registrada pelo diretor.

SOBRE RIOS E CÓRREGOS
Com foco na cidade de São Paulo, o diretor Camilo Tavares analisa como o paulistano usa a água da metrópole. Ao acompanhar trechos do rio Tietê, há registros de abusos, como o desvio do curso da água e a formação de habitações em locais irregulares.

São Paulo do passado por B. J. Duarte

A produção de Benedito Junqueira Duarte que o festival exibe numa retrospectiva é um registro histórico desconhecido do grande público. Os sete filmes desse fotógrafo nascido em 1910 mostram eventos como um projeto de recuperação do curso do rio Tietê, em 1940. De caráter mais pessoal, a obra do francês Alain Cavalier também é revista.

Capa

Teatro

Beth Goulart encarna a escritora Clarice Lispector no palco do CCBB

Shows

O cantor Vitor Ramil desfila as milongas de seu novo CD no Sesc Pompeia

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.