Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 29 DE JUNHO A 5 DE JULHO DE 2012

 

fale com o guia @

CINEMA

CRÍTICA | Fausto

Premiada em Veneza, obra causa vertigens

Cássio Starling Carlos

"Fausto", como todo mito, esconde segredos inesgotáveis. A história do médico que vende a alma ao Diabo em troca do poder infinito na forma de conhecimento já foi escrita, pintada, encenada e filmada fiel ou infielmente inúmeras vezes, atestando o fascínio que gera o "mal".

O "Fausto" do cineasta russo Aleksandr Sokurov, premiado com o Leão de Ouro no último Festival de Veneza, retoma a versão do mito consolidada por Goethe, mas não se confunde com uma adaptação ilustrativa de um texto clássico.

O deslumbramento deste "Fausto" que estreia hoje (dia 29), ainda que associado à riqueza poética e simbólica dos diálogos e situações, decorre do modo como Sokurov conjuga imagens e imaginário para alcançar um resultado cuja originalidade impressiona.

As referências pictóricas e a distorção anamórfica das imagens intensificam o efeito anômalo que a direção de arte e os figurinos provocam, empurrando o espectador rumo à irrealidade.

O resultado por vezes fica preso no esteticismo, mas, quando se liberta dessa ideia superficial de beleza, produz vertigens.

Para completar, a partir de domingo (dia 1o), a Reserva Cultural exibe seis filmes-releitura do mito, com destaque para a não menos inventiva apropriação feita por Carlos Reichenbach em "Filme Demência".

Não recomendado para menores de 14 anos.

Capa

Cinema

Rodado em Roma, novo filme do diretor 29 de junho a 5 de julho de 2012 Woody Allen estréia

Teatro

Premiado monólogo documental chega a SP

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.