Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

 Prepare-se para a prova da Polícia Civil

POR ENQUANTO, SÃO MAIS DE 130 MIL INSCRITOS. CANDIDATO DEVE PRIORIZAR PORTUGUÊS, MAS HISTÓRIA DO BRASIL TAMBÉM DEVE LIDERAR AS QUESTÕES


O Agora ouviu especialistas em concursos para elaborar dicas para os inscritos nos processos seletivos da Polícia Civil do Estado de São Paulo. As orientações foram elaboradas com base nas avaliações das provas dos últimos processos seletivos da corporação.
Só para os 33 cargos de papiloscopista, que exigem o nível médio, e os 131 de auxiliar de papiloscopista, para quem concluiu o ensino fundamental, foram 131 mil inscrições.
No concurso para a função de escrivão, que oferece 368 vagas na polícia, o número de inscritos ainda não está disponível. As inscrições para todas as seleções já se encerram.
São 109 mil inscritos para auxiliar de papiloscopista. O número de candidatos por vaga ficou alto -de 666. Nomeados vão receber salários de R$ 609,38. Outros 22 mil se inscreveram para papiloscopista. A remuneração será de R$ 1.256,49. Nesse caso, a disputa é ainda mais apertada - de 832 candidatos por vaga.
Para os professores do Curso Meta, que tem turmas exclusivas para os concursos da corporação, o candidato que concorrer às vagas de auxiliar de papiloscopista e escrivão deve priorizar língua portuguesa. Os concursos têm programas de estudos similares -para ambos, é exigido o ensino médio.
Entre os assuntos da disciplina, sintaxe, ortografia, pontuação, semântica e morfologia, principalmente verbo, devem liderar as questões. Segundo os professores de outra escola especial para concursos, o Curso Robortella, a matéria tem índice de reprovação de até 80% dos candidatos. A regra é a mesma para inscritos em auxiliar de papiloscopista.
Entre os assuntos de geografia, por exemplo, estude com cautela o tópico "Indústria e industrialização" do programa. A matéria foi o carro chefe das questões no último concursos da corporação.
Inscritos para as vagas de auxiliar de papiloscopista devem estudar localização geográfica, presidentes do Brasil e divisões regionais. Outra dica dos professores é estudar os grandes conflitos mundiais.
Na semana que anteceder a prova, que deve ocorrer em agosto, procure ter uma rotina que inclua boa alimentação e uma boa noite de sono.
O local e data das provas ainda não foram divulgados, mas serão publicados no "Diário Oficial" do Estado com antecedência de até cinco dias úteis. Fique atento também ao site da Polícia Civil, onde estarão disponíveis as orientações das provas. O endereço é : www.policia-civ.sp.gov.br.  (Gleyson Pereira)



Texto Anterior: Juros reais a aposentados podem passar de 4%
Próximo Texto: Procon reduz multa de empresas
Índice

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.