'O Alienista' relaciona crimes no século 19 com elementos da psicanálise

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Série “O Alienista” - Heloísa Bortz/Divulgação

SÉRIE
Ficção freudiana

Série em dez capítulos, “O Alienista” (título em português) não tem nada a ver com a novela de Machado de Assis, mas tudo com a obra de Freud. 

Na Nova York do final do século 19, o psicólogo criminalista Laszlo Kreizler (interpretado pelo alemão Daniel Brühl) investiga crimes em série contra crianças e adolescentes que se prostituem. Mais do que buscar indícios objetivos, ele quer detectar as causas psíquicas dos crimes, percebendo que muitas de suas hipóteses são projeções dos próprios traumas, incorporando à trama detetivesca elementos da nascente psicanálise.

The  Alienist. Direção: Jakob Verbruggen. Elenco: Daniel Brühl, Luke Evans, Dakota Fanning. Produção: Paramount Television (2018). Na Netflix

CD
Imaginário sonoro

A caixa com a integral das 11 sinfonias de Villa-Lobos (sendo que a última é a 12, pois a partitura da quinta se perdeu) permite ouvir em conjunto o vasto imaginário sonoro que impregna a paisagem e a história brasileiras. Destaque para a regência de Karabtchevsky, um dos maiores maestros da atualidade.

Sinfonias de Villa-Lobos. Artistas: Osesp e Isaac Karabtchevsky (regente). 
Gravadora: Naxos (2018, R$ 110, 6 CDs)

LIVRO
Literatura bíblica

Continuando o monumental trabalho de traduzir a Bíblia do grego (idioma no qual se unificaram os cânones judaico e cristão), o português Frederico Lourenço verte os Atos dos Apóstolos, as cartas dos seguidores de Cristo e o Apocalipse de João com uma atenção às variantes textuais que ressalta seus valores “literários”. Os primorosos aparatos críticos iluminam questões intrincadas, como o papel de Paulo na consolidação do cristianismo e a autoria do visionário Apocalipse --que não seria do mesmo João do Evangelho publicado (junto com os de Mateus, Marcos e Lucas) no primeiro volume dos seis previstos para esta edição da Bíblia.

Bíblia – Novo Testamento: Apóstolos, Epístolas, Apocalipse. Tradução: Frederico Lourenço. Editora: Companhia das Letras (2018, 616 págs., R$ 74,90)

Relacionadas