André Barcinski

Jornalista e diretor de TV, autor de “A Explosão da Música Pop no Brasil” e “Pavões Misteriosos”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

André Barcinski

Lançamento de disco revisita som psicodélico de banda japonesa

Acid Mothers Temple
Capa do vinil do Acid Mothers Temple - Divulgação

CD

Psicodelia japonesa

O Acid Mothers Temple é uma verdadeira instituição da música psicodélica. Formado no Japão em 1995 por Kawabata Makoto, um guitarrista que desde o fim dos anos 70 transita por sons experimentais e de vanguarda, a banda faz uma insana mistura de jazz, rock pesado, psicodelia e progressivo. A gravadora Lombra, um selo independente de Brasília que fabrica discos de vinil de forma artesanal, acaba de lançar “WishedYouWereHere”, um dos mais recentes discos do grupo. Estranho e fascinante.

LIVRO

Por dentro do Sonic Youth

Durante quase 30 anos, Lee Ranaldo foi guitarrista do grupo nova-iorquino Sonic Youth, um dos maiores expoentes do noise rock, gênero que incorporava barulho e microfonia ao rock. No livro "JRNLS 80s" ele reúne crônicas, poemas e letras de canções que contam os primeiros anos da banda, além de relatos sobre pessoas, músicos e obras de arte que encontrou nas muitas excursões da banda. O livro é como a música do Sonic Youth: um tanto caótico, mas sempre bonito e inspirado.

FILME

De Palma encontra Hitchcock

Pouco antes de fazer sucesso com o filme de terror “Carrie, a Estranha” (1976), o cineasta Brian De Palma lançou “Trágica Obsessão”, um “thriller” de suspense em que emulava “Um Corpo Que Cai”, de Alfred Hitchcock. A história é muito parecida: durante uma viagem à Itália, um empresário conhece uma sósia de sua esposa, que foi assassinada 15 anos antes, junto com a filha do casal. “Trágica Obsessão” não é uma mera imitação de Hitchcock, mas um dos primeiros exemplos do estilo reverencial e cinéfilo de De Palma.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.