Descrição de chapéu Donald Trump embraer

Para os EUA, Brasil não é 'amigo de verdade'

Trump 'poupa aliados', e aço brasileiro deve ser dos mais atingidos por tarifas

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Na manchete do Financial Times, Donald Trump abriu exceção para os “amigos de verdade”, expressão dele. Foi depois de um “lobby furioso”, acrescentou o New York Times.

No destaque do Wall Street Journal, ele “poupou aliados” como Canadá e México e, segundo fonte da Casa Branca, a decisão pode resultar em tarifas maiores sobre os outros, para compensar.

O Washington Post confirmou que, se as exceções a México e Canadá se tornarem “permanentes, as tarifas sobre outros países podem passar dos 25%” anunciados.

O WSJ enfatizou que um dos planos levados a Trump pelo Departamento de Comércio prevê, para poupar aliados, “impor uma tarifa de 53% do Brasil à China”.

No alemão Süddeutsche, “só ‘amigos de verdade’ são poupados, e a Alemanha obviamente não entra na categoria”. Até “pelo contrário, o presidente americano se referiu explicitamente à Alemanha como país que ‘explorou enormemente os EUA’”.

E o South China Morning Post informou que o ministro chinês do exterior declarou que “escolher uma guerra comercial é a receita errada” e “a China certamente dará uma resposta apropriada e necessária”.

Segundo o WSJ, a associação dos produtores de soja dos EUA ouviu, de enviados do governo chinês, que o contra-ataque começará pela soja.

GUERRA

A capa da nova edição da Economist traz a ilustração acima e a manchete "A ameaça ao comércio mundial", sobre as tarifas impostas por Trump, que seriam "apenas o começo".

PORTA ABERTA

Para o NYT, o acordo comercial de 11 aliados americanos do Pacífico, como Canadá, México e Japão, foi “um desafio a Trump”, que havia tirado os EUA da negociação.

Já para o WSJ o acordo, na forma que tomou, “visa pressionar a economia da China e deixar a porta aberta para os EUA voltarem”.

EMBRAER ETC.

A Reuters despachou para sites de NYT e outros que o Conselho de Iniciativa Espacial, associação de empresas americanas “presidida pela Boeing”, propôs utilizar a Base de Alcântara como “espaçoporto comercial”. Mas que isso “depende de acordo para salvaguardar tecnologia dos EUA”.

Uma tentativa anterior “enfrentou a resistência do governo esquerdista do ex-presidente Lula”, porém agora “a expectativa é que o novo esforço seja aprovado com facilidade por um Congresso brasileiro mais conservador”.


‘OVERLOOKED’

O NYT esperou o dia da mulher para lançar uma nova seção nos seus obituários, com textos sobre mortos ‘negligenciados’ pelo jornal à época, como a poeta Sylvia Plath, que se suicidou em 1963 (acima).

Relacionadas