Tecnologia vai à 'guerra comercial' entre EUA e China

Aumentam restrições americanas às gigantes chinesas, que avançam sobre outras regiões

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Na manchete do Wall Street Journal no final do dia, Wall Street desabou por causa de uma “liquidação” de ações de empresas de tecnologia, citando Facebook, Twitter, Tesla e Nvidia.

No caso da plataforma social, a nova queda seria efeito da notícia veiculada pela CNN de que Mark Zuckerberg, sob pressão de parlamentares, “decidiu testemunhar perante o Congresso”.

Por outro lado, o Financial Times destacou em longa análise que as tarifas americanas contra a China visam “torpedear esperanças chinesas de liderança” em setores de alta tecnologia, mencionando robótica, semicondutores e computação.

WSJ e Bloomberg noticiaram ainda que a FCC, agência que regula telecomunicações nos EUA, “intensificou sua luta contra a Huawei”, gigante chinesa de tecnologia, que seria agora proibida de vender equipamentos para provedores regionais.

As também chinesas Tencent e Alibaba, ressalta longa reportagem do FT, “se transformaram nas maiores” investidoras em empresas do setor na Ásia. Segundo a Bloomberg, as duas também estão “vasculhando projetos” para investir na América Latina, Brasil inclusive.

XI & KIM

No despacho da agência estatal Xinhua (acima), com fotos, “Xi e sua mulher, Peng Liyuan, deram um jantar de boas-vindas para Kim e sua mulher, Ri Sol Ju, e assistiram juntos a uma apresentação artística”.

Na manchete do South China Morning Post, de Jack Ma, dono do Alibaba, a visita “dissipa os boatos de que a China e a Coreia do Norte não seriam mais aliadas”.

EUROPEUS & RUSSOS

No FT, tanto à esquerda como à direita, “os políticos alemães estão divididos em relação à expulsão de diplomatas russos”, com alertas de que seria “contra o interesse nacional”.

Os alemães Süddeutsche e Frankfurter Algemeine deram manchetes para a resistência à expulsão por governos de outros europeus, como Áustria e Bélgica.

‘DIE SELEÇÃO’

Também na imprensa alemã, a derrota para o Brasil no amistoso de futebol trouxe, não as recordações do 7 a 1, mas lamentos de que o resultado impediu “o recorde de 23 jogos sem derrota” para a Alemanha.

NO PARÁ

Na home do Guardian (acima), o padre Amaro Lopes, "mais conhecido seguidor da freira assassinada Dorothy Stang", foi preso sob acusação de "invasão de terra e assédio sexual".

Relacionadas