Descrição de chapéu cachorro animais gato

Parece óbvio, mas cães e gatos precisam comer rações diferentes

A comida tem de atender às necessidades de cada espécie

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Ela chegou ao consultório angustiada, precisava de uma resposta: por que cães e gatos têm rações diferentes? Aos dez anos, é responsável por um gato de 18 anos, a quem trata como um irmão mais velho. É a mais jovem e uma das mais interessadas clientes que atendo.

Talvez a pergunta da garota soe boba para alguns, mas, acreditem: para muita gente, basta que o produto tenha uma criatura peluda na embalagem para que isso signifique que ele serve para cães, gatos e afins. Nãooooooo!

Debaixo dos pelos, há seres completamente diferentes. E isso vale para ração, apetrechos, brinquedos e remédios: gatos não são, definitivamente, cães pequenos. E a comida tem de atender as necessidades de cada espécie.

Por exemplo: gatos não percebem e, portanto, não apreciam alimentos doces e têm uma capacidade reduzida de perceber o gosto dos produtos. 

Isso significa que alimentos para gato exigem muito mais cuidado com a palatabilidade do que aqueles fabricados para cães, o que explica porque os felinos não costumam se sentir atraídos pela ração canina, mas cães chegam a subir em móveis atrás do potinho do gato. Ou seja: alimentados com ração para cães, os gatos podem entrar em anorexia e adoecer.

Outro ponto importante são os níveis proteicos. E é fácil entender: gatos são carnívoros estritos. Têm na proteína a principal fonte de energia. E, em geral, as rações feitas para cães não atendem a essa demanda.

Já seria bastante, mas tem mais. Gatos não conseguem transformar betacaroteno em vitamina A e precisam que ela seja suplementada nas rações. A falta de vitamina A causa problemas de pele, visão, crescimento, reprodução e imunidade.

Por fim, a taurina: aminoácido que o organismo dos cães consegue produzir, mas que os gatos precisam receber pronto, sob pena de apresentarem doenças cardíacas e, novamente, cegueira.

Mas tudo isso, claro, com a ingestão prolongada. Não precisa ficar neurótico, porque não são dois grãozinhos de ração canina que vão causar algum mal ao gato.

Em tempo: o inverso é menos perigoso. A obesidade é o maior risco para a saúde de cães alimentados com rações preparadas para gatos.

Relacionadas