Descrição de chapéu

Doria lança app para táxis com até 40% de desconto para passageiros em SP

Gestão pretende aumentar competição com outros aplicativos de transporte

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Regiane Soares
São Paulo | Agora

A gestão do prefeito João Doria (PSDB) lançou nesta segunda (2) o SPTaxi, aplicativo que conecta passageiros e taxistas na cidade de São Paulo. O passageiro terá descontos de até 40% nas corridas, e o taxista não pagará, por enquanto, para usar o serviço. Com isso, a gestão pretende aumentar a competitividade com outros aplicativos.

A tecnologia foi importada da Prefeitura do Rio de Janeiro, onde já está em funcionamento o Taxi.Rio. Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para celulares com o sistema Android. A gestão Doria disse que ainda trabalha para que o aplicativo funcione no sistema iOS. Mas não disse quando estará disponível. Também ainda não está disponível o pagamento direto pelo aplicativo, como nos outros serviços.

João Doria discursa para taxistas durante lançamento do aplicativo SP Táxi nesta segunda (2) - Heloisa Ballarini/Secom

O funcionamento é semelhante a outros aplicativos de transporte. A diferença para o passageiro é que ele poderá escolher quanto ele quer pagar de desconto na corrida, entre 10% a 40%. Os taxistas que tiverem ativado o desconto solicitado pelo passageiro visualizarão o pedido e poderão atender a corrida.

Como os táxis podem trafegar pelas faixas e pelos corredores de ônibus, a prefeitura ressalta que as corridas serão mais rápidas. Já para os taxistas, a vantagem é que eles, por enquanto, não pagarão pelo uso do aplicativo. Em um segundo momento, que a prefeitura não disse quando, eles deverão pagar um valor ainda a ser definido pela gestão tucana.

Doria deixará o cargo nesta sexta-feira (6), 15 meses após assumir a prefeitura, para disputar a eleição ao governo do estado. Em seu lugar assumirá o atual vice, Bruno Covas, também do PSDB.

O secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, disse que esse valor cobrirá apenas os custos do aplicativo, que foi feito por técnicos da Prodam (Empresa de Tecnologia da Informação da Prefeitura de São Paulo), e que deve ficar em torno de 3% do valor da corrida. Atualmente, empresas de aplicativo de transporte cobram dos motoristas de 15% a 25% do valor da corrida.

Taxistas comemoraram o lançamento do aplicativo. Para o taxista Ademilton Costa, 47, o SPTáxi dá mais autonomia aos motoristas, que poderão definir quanto querem dar de desconto ao passageiro, além de mais competitividade com outros serviços semelhantes. A taxista Maria Isabel da Silva, 42, espera por mais passageiros com o novo aplicativo. “Vai ser espetacular para nós porque a taxa [a ser cobrada] será bem menor. E o desconto será de acordo com a demanda”.

Relacionadas