Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Com rivalidade crescente, Corinthians e Inter se enfrentam pelo Brasileiro

Polêmicas entre paulistas e gaúchos tiveram início no Nacional de 2005

O juiz Márcio Rezende de Freitas durante o jogo entre Corinthians e Internacional, no estádio do Pacaembu, pelo Brasileiro de 2005 - Antônio Gaudério - 25.nov.2010/Folhapress

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Luciano Trindade
São Paulo | Agora

Com exceção dos tradicionais rivais do estado, nenhum time alimentou tanta rivalidade com o Corinthians nos últimos anos do que o Internacional, adversário deste domingo (23), às 16h, em Itaquera, pela 26ª rodada do Brasileiro.

Um empate ou uma vitória corintiana impedem o rival de assumir a liderança da competição, já que o atual líder, o São Paulo, empatou em 1 a 1 com o América-MG, no sábado (22). Apenas dois pontos separam o primeiro e o segundo colocado (51 e 49).

Desde 2005, polêmicas estremeceram a relação entre os clubes. E virou uma questão de honra para o time alvinegro defender uma invencibilidade que dura desde junho de 2009, quando o time paulista perdeu pela última vez para o Colorado em casa.

Foram nove partidas, com sete vitórias e dois empates, além de 12 gols marcados e apenas três sofridos pelo time do Parque São Jorge.

Esse tabu, aliás, poderia ser ainda mais longo, pois, de 2007 para cá, o alvinegro só perdeu uma vez do rival, também em 2009, com um detalhe: em maio daquele ano, o Corinthians encarou o Inter pelo Nacional com um time reserva, com nomes como Boquita, Lulinha e Souza.

O então técnico Mano Menezes havia poupado os titulares pensando na sequência do time na Copa do Brasil, e deu certo. Depois de eliminar o Vasco na semifinal, o Timão venceu o próprio Internacional na grande decisão.

Foi no primeiro jogo dessa final, aliás, que surgiu a história do DVD, quando o Inter montou um vídeo com supostos erros da arbitragem.

O título corintiano deixou os gaúchos ainda mais revoltados. Afinal, quatro anos antes, a equipe alvinegra também havia superado o Colorado no Nacional. O Corinthians foi campeão com 81 pontos, três a mais do que o Inter.

O duelo entre os clubes ficou marcado, contudo, pelo jogo entre eles na antepenúltima rodada, quando o Inter teve a chance de vencer o Corinthians no Pacaembu, mas o árbitro Márcio Rezende de Freitas não deu um pênalti de Fábio Costa em Tinga. Se tivesse vencido, o Inter empataria na classificação.

Dois anos depois, os gaúchos deram o troco. Na última rodada do Nacional, o time iria cumprir tabela contra o Goiás, que lutava junto com o Corinthians contra o rebaixamento. Sem oferecer muita resistência, o clube do Sul perdeu por 2 a 1 e ajudou a rebaixar o rival paulista.

A vingança só veio nove anos depois, desta vez sem nenhum sentimento de “entrega”. A agremiação de Parque São Jorge venceu o Internacional em Itaquera, também na antepenúltima rodada do Brasileiro, e contribuiu para o rebaixamento do adversário.

Em meio aos jogos decisivos e às disputas em campo, troca de farpas das diretorias fora das quatro linhas ajudaram a acirrar a rivalidade que terá um novo capítulo neste dia.

Relacionadas