Filme faz piada sobre o nazismo durante o governo de Hitler na Alemanha

"Ser ou não ser", de Ernst Lubitsch, faz parte da Coleção Folha Grandes Diretores no Cinema

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Cristiane Martins
São Paulo

A partir de que momento piada sobre o nazismo poderiam ser feitas? Em 1942, com o avanço do regime autoritário de Adolf Hitler, aquele parecia um péssimo instante para rir do assunto, mas o diretor Ernst Lubitsch e o roteirista Edwin Justus Mayer pensavam o oposto.

"Ser Ou Não Ser" transcorre como uma sátira antinazista de espionagem na Polônia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial. Buscavam com o deboche e a sutileza informar o espectador, e não enchê-los de piadas de mau gosto. Ainda assim sofreu diversas reprimendas públicas.

Cena do filme 'Ser ou Não Ser', de Ernst Lubitsch - Divulgação

O longa é apresentado ao leitor no 22º volume da Coleção Folha Grandes Diretores no Cinema, nas bancas no domingo (23). A edição traz um DVD e um livro com análises do método de Lubitsch, morto aos 55 anos, em 1947, que planejava e ensaiava todos os conteúdos das as cenas antes de começar a filmagem.

Em "Ser ou Não Ser", um grupo de atores pretende escapar da Polônia a partir de um conflito falso com Hitler em que todos se disfarçam de oficiais. Para isso, o diretor alemão se vale da experiência de ter sido ator na companhia do encenador Max Reinhardt (1873-1943).

Relacionadas