Descrição de chapéu mídia jornalismo

BuzzFeed fecha operação na França

Decisão é resultado de incertezas sobre potencial de crescimento no mercado local

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

O site de notícias e entretenimento BuzzFeed, notório por textos e listas de grande potencial de viralização, deve fechar seu escritório na França.

O encerramento da operação local levará ao desligamento de 14 funcionários, segundo o jornal Le Monde.

A versão francesa do site americano foi lançada em novembro de 2013.

À Folha o BuzzFeed disse que mudanças na operação decorreriam da incerteza em relação ao potencial de crescimento no mercado francês.

Reprodução da página principal do Buzzfeed francês - Reprodução

"Estamos dando passos para reconsiderar nossa operação no país, levando em conta o caminho incerto para o crescimento no mercado local. Começamos um processo de consulta com o BuzzFeed da França e vamos avisar quando tivermos mais informações para compartilhar."

Outras operações do BuzzFeed não foram afetadas pelo corte.

"É extremamente violento para equipes que estão muito envolvidas neste projeto. Isso é completamente inesperado, não havia sinal de aviso. É uma decisão incompreensível ", disse no Twitter a jornalista do BuzzFeed Stéphane Jourdain.

Ao Le Monde, Cécile Dehesdin, editora-chefe do Buzzfeed, disse estar frustrada com a decisão após a equipe ter realizado um bom trabalho durante as eleições presidenciais de 2017, ter acabado de lançar uma seção dedicada a temas femininos e estar com audiência em alta.

"Estamos extremamente orgulhosos pelo trabalho que realizamos em quatro anos."

O BuzzFeed esperava ter faturamento global de US$ 350 milhões (cerca de R$ 1,36 bilhão) em 2017, o que o colocaria no rumo de uma abertura de capital neste ano.

Porém, segundo reportagem do The Wall Street Journal publicada em novembro, os resultados da companhia estavam 20% abaixo do esperado, o que deve adiar os planos.

Como resultado das dificuldades de ampliar seu faturamento a partir da publicidade digital, a companhia demitiu cem funcionários em suas operações nos Estados Unidos e no Reino Unido no final do ano passado.

Sediado em Nova York, o BuzzFeed também tem escritórios em cidades como Londres, Berlim, Madri, Sydney, Mumbai, Tóquio, São Paulo, Cidade do México e Toronto.


 

Relacionadas