Descrição de chapéu Eleições 2018

Após largada oficial da campanha nas redes, Alckmin troca marqueteiro digital

Sem uniformizar linguagem digital de tucano, Marcelo Vitorino muda de função

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Daniel Carvalho Thais Bilenky
Brasília e São Paulo

Uma semana depois da largada oficial da propaganda eleitoral na internet, a campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) resolveu nesta quinta-feira (23) mudar o comando da equipe de comunicação digital.

Contratado em maio, o publicitário Marcelo Vitorino foi substituído pelo jornalista Alexandre Inagaki, que já atuava na equipe. 

A campanha na internet começou na quinta-feira da semana passada (16). Vitorino troca de função três dias depois de lançar o novo site de Alckmin.

O publicitário, cujo currículo inclui a vitoriosa campanha nas redes sociais de Marcelo Crivella (PRB) à Prefeitura do Rio em 2016, passará a cuidar de mobilização de militância.

Em menos de quatro meses na função, o publicitário tentou imprimir tom ao mesmo tempo jovial e incisivo ao perfil digital do tucano. Pouco afeito a redes sociais, porém, Alckmin não demonstrou entusiasmo e chegou a reclamar de algumas das ações promovidas pela equipe.

Não é desta campanha que o tucano se mostra reticente em relação a marketing político e eleitoral. Não curtiu, por exemplo, o meme que Vitorino publicou em seu perfil em que o ator John Travolta procura propostas de Jair Bolsonaro (PSL) no site do adversário.

O antagonismo com o capitão reformado —seu principal adversário na corrida para chegar ao segundo turno— não foi plenamente encampado por Alckmin, a despeito da orientação de parte de seus auxiliares. A linguagem pouco uniformizada da candidatura é um dos motivos para a troca na área digital.

Alckmin e Vitorino viajaram juntos nesta semana e o ambiente no avião não foi bom, segundo interlocutores. Um dos motivos de insatisfação era a falta de disposição de Alckmin de produzir vídeos e outros conteúdos voltados especificamente para a internet. 

Vitorino nega crise na campanha e diz que a nova função já era prevista. Ele organizará a militância não só do PSDB, mas dos demais partidos aliados, para combater fake news e disseminar propostas e falas de Alckmin.

"Montei o time e a estratégia do digital. Agora é a vez de montar a mobilização. Saio da coordenação do digital e assumo a coordenação da mobilização", disse.

O publicitário Lula Guimarães, coordenador geral da campanha, elogiou Vitorino e disse que a mudança visa a melhorar a mobilização da militância, que segundo ele está enfraquecida.

"Vitorino foi promovido para uma área mais importante., que é a especialidade dele", disse.

Professor de cursos online de marketing digital, Vitorino enfrentou resistência de parte da militância tucana desde seu ingresso na campanha e sua participação nunca foi consensual. 

Dias depois de sua estreia, o perfil de Alckmin no Facebook cometeu uma gafe. Postou:  "Jogo é jogo. Treino é treino", na ordem inversa à que em geral a frase é dita no universo futebolístico. Na sequência, alguém usou o próprio perfil oficial do pré-candidato para comentar.

"Isso aí, Geraldo, muito bom. Bolsonaro nunca entrou em campo e vem querer cantar de galo", disse Alckmin para ele mesmo. O comentário viralizou. Segundo a campanha, foi uma montagem.

Segundo membros da campanha, Vitorino se mostrava insatisfeito com a timidez de Alckmin nas redes e com a falta de ousadia, apesar de comemorar o aumento do alcance do tucano entre internautas.

Relacionadas