Descrição de chapéu Eleições 2018 DeltaFolha

GPS eleitoral analisa o que falam os candidatos

Levantamento exclusivo da Folha monitora 125 mil palavras usadas pelos candidatos

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São Paulo

Quais assuntos cada candidato a presidente mais enfatiza nesta campanha?

Para responder a essa pergunta, a Folha criou o GPS Eleitoral. É um sistema de monitoramento e análise do que os postulantes a presidente divulgam em seus planos de governo, discursos de lançamento de candidatura, redes sociais (Facebook e Twitter) e programas eleitorais na TV (que começará no dia 31).

Um modelo estatístico analisa todas essas informações e indica quais são os temas mais citados por cada candidato.

Fotomontagem com os candidatos Alvaro Dias (Podemos), Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB),Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alkmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PSL) durante debate na Band - Fotomontagem/Nelson Almeida/AFP

Neste início de campanha, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por exemplo, valorizou desenvolvimento da agricultura familiar e reforma agrária. O tema ocupou 5,8% do plano de governo e discurso na convenção do partido. 

Reformas educacionais aparecem logo atrás, com 5,6% do espaço (como discurso, foi considerada a carta do ex-presidente, que está preso).

Nas redes sociais, o candidato petista enfatizou o lançamento da sua chapa (15,5% do publicado pelo seu perfil oficial no Twitter e Facebook).

Segundo lugar nas pesquisas, Jair Bolsonaro (PSL) valorizou o agradecimento a família e apoiadores, em seu discurso e programa de governo (17% das menções). Nas redes sociais, priorizou os comentários de notícias, em geral críticas a ele (13% das citações).

O GPS eleitoral será atualizado e publicado semanalmente. O eleitor poderá, assim, acompanhar mudanças de estratégias dos candidatos. O projeto permite captar se ataques a adversários passarem a tirar lugar de mensagens com propostas de governo. Serão apresentados semanalmente os postulantes mais bem posicionados nas pesquisas.

O modelo estatístico utilizado, chamado “topic modeling” (modelagem de tópicos), compreende que palavras como “educação”, “educacional” e “professor” são correlatas.

O modelo, então, estima o quanto os grupos de palavras aparecem para cada candidato. Análise qualitativa final une grupos de palavras com teor semelhante, mas que o modelo deixou separados.

Para alimentar o modelo, a Folha está coletando o que os candidatos têm postado nas redes sociais e vai transcrever os programas eleitorais da TV. 

 

Fábio Takahashi, Marina Merlo , Leonardo Diegues , Guilherme Garcia e Simon Ducroquet

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