Descrição de chapéu Eleições 2018

Ataque a Bolsonaro obriga campanha de Alckmin a repensar estratégia

Tucano já tinha entregue propaganda até segunda, que não poderá ser alterada

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Daniel Carvalho Thais Bilenky
Brasília e São Paulo

O ataque sofrido por Jair Bolsonaro (PSL) nesta quinta-feira (6) obrigou a equipe de Geraldo Alckmin (PSDB) a rediscutir a estratégia que vem adotando para desconstruir o adversário e tentar fazer o candidato tucano crescer nas pesquisas de intenção de voto.

Segundo um integrante da cúpula da campanha de Alckmin, as peças publicitárias com críticas ao capitão reformado do Exército serão repensadas até nova avaliação dos coordenadores que assessoram o tucano.

A alteração de rota, porém, não é consenso entre os coordenadores, já que há quem defenda a manutenção do tom, pois, segundo os médicos, Bolsonaro tem chances muito boas de recuperação, apesar de ainda correr risco de morte.

Candidatos à Presidência, Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin (PSDB) - Nelson Almeida - 17.ago.2018/AFP

A ideia dos que querem tirar o pé do acelerador é que as inserções --vídeos de 30 segundos que passam na TV ao longo do dia-- sejam substituídas por material que já está pronto.

No entanto, não houve tempo de fazer uma mudança imediata e peças que têm Bolsonaro como alvo ainda estão sendo veiculadas.

O plano de mídia do PSDB foi entregue ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) às 14h desta quinta e, com o feriado desta sexta-feira (7), não é possível fazer alterações até segunda-feira (10).

No início da noite desta quinta, foi ao ar o vídeo em que Bolsonaro aparece xingando a deputada Maria do Rosário (PT-RS). A propaganda durante o horário eleitoral trouxe uma atriz criticando o presidenciável do PSL e os intérpretes de libras virando de costas em protesto.

Na quarta-feira (5), Alckmin havia mudado sua postura em relação ao adversário e fez críticas diretas a ele. Chamou-o de despreparado e disse que faria o possível para evitar que ele chegasse à Presidência.

A campanha tucana informou nesta noite que suspenderá sua agenda eleitoral desta sexta-feira (7) por causa do ataque sofrido por seu adversário.

"Em respeito ao deputado Jair Bolsonaro, que se recupera do atentado sofrido nesta quinta-feira (6), a campanha de Geraldo Alckmin suspendeu suas atividades nesta sexta-feira (7), adiando os compromissos previamente agendados", informou a campanha tucana em nota.

Ele visitaria a obra social Fazenda da Esperança em Guaratinguetá (SP).

Antes do episódio desta tarde, o tucano vinha sendo aconselhado por auxiliares a criticar mais duramente não só Bolsonaro, mas também o PT e Michel Temer.

O presidente da República divulgou vídeos nestas quarta e quinta mostrando que os aliados de Alckmin ainda têm cargos no governo do qual o candidato tenta se dissociar.

Aliados disseram que vão reforçar o discurso de que Alckmin foi contra o impeachment de Dilma Rousseff e defendeu a saída do PSDB do governo, apesar de um integrante do partido ainda estar na Esplanada dos Ministérios.

Relacionadas