Eliana Pedrosa e Rollemberg empatam na disputa ao governo do DF, aponta Datafolha

Levantamento é o primeiro feito pelo Datafolha após início do horário eleitoral

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Bernardo Caram
Brasília

A segunda pesquisa Datafolha de intenção de voto para as eleições do Distrito Federal deste ano tem Eliana Pedrosa (Pros) e Rodrigo Rollemberg (PSB) tecnicamente empatados em primeiro lugar. Rogério Rosso (PSD, que também empatava na liderança no último levantamento, caiu para a terceira posição.

 

A pesquisa estimulada mostra que Eliana Pedrosa avançou de 15% há duas semanas para 18% das intenções de voto. O atual governador, Rodrigo Rollemberg, foi de 14% para 15%.

Rogério Rosso foi de 13% para 12%. Pela margem de erro, de três pontos percentuais, o limite máximo de Rosso, de 15%, alcança o limite mínimo de Pedrosa. Nesse caso, o Datafolha considera que a probabilidade é de que o candidato com maior percentual esteja de fato na frente.

Eliana Pedrosa (PROS), candidata ao governo do DF, em debate promovido pelo portal Metrópoles - Pedro Ladeira - 09.jul.18/Folhapress

Em seguida aparecem na pesquisa Alberto Fraga (DEM), com 10% (tinha 8%) e Ibaneis (MDB), com 4% (tinha 2%).

Este é o primeiro levantamento feito pelo Datafolha no Distrito Federal desde o início do horário eleitoral na TV e no rádio.

A lista segue com General Paulo Chagas (PRP), 3% (tinha 5%), Fátima Sousa (Psol), 3% (tinha 3%), Miragaya do PT, 3% (tinha 3%), e Alexandre Guerra (Novo), 3% (tinha 2%).

Renan Rosa (PCO) foi citado por entrevistados, mas não atingiu 1% (tinha 1%) e Guillen (PSTU) não foi citado (tinha 1%).

Segundo a pesquisa, 21% dos eleitores do DF pretendem votar em branco ou anular o voto. Há ainda 8% de indecisos.

No levantamento, contratado pela Folha em parceria com a TV Globo, foram ouvidos 910 eleitores entre terça (4) e esta quinta-feira (6). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número – DF 06008/2018. 

Rollemberg tem o mais alto índice de rejeição. Dos eleitores consultados, 48% declararam que não votariam no atual governador de jeito nenhum.

A lista sobre rejeição segue com Alberto Fraga, citado por 31%, Eliana Pedrosa, 25%, Miragaya do PT, 23%, e Rogério Rosso, 22%.

Se for levada em consideração a pesquisa espontânea de intenção de votos, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, também há empate técnico na liderança. Rollemberg aparece com 9% das citações, seguido por Pedrosa (8%), Fraga (6%) e Rosso (4%).

Nesse caso, 15% votariam em branco ou nulo e 47% não citaram nenhum candidato.

A pesquisa mostra que 54% dos eleitores com candidato afirmam que ainda podem mudar o voto até as eleições. Outros 45% dizem que estão totalmente decididos. Do total, 1% não soube opinar.

SENADO

Para a disputa das duas vagas de senador do DF, a pesquisa mostra três candidatos tecnicamente empatados.

Cristovam Buarque (PPS), que busca a reeleição, caiu de 27% para 21% das intenções de voto. Leila do Vôlei (PSB) foi de 19% para 22%, seguida de Izalci (PSDB), que foi de 17% para 20%.

Relacionadas