Descrição de chapéu Eleições 2018

Autor de atentado a Bolsonaro foi filiado ao PSOL e divulgou ida a escola de tiro

Partido classifica ataque como 'atentado a normalidade democrática e ao processo eleitoral'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Adélio Bispo de Oliveira, de 40 anos, suspeito pelo ataque contra Jair Bolsonaro (PSL)
Adelio Bispo de Oliveira, de 40 anos, suspeito pelo ataque contra Jair Bolsonaro (PSL) - Divulgação/PM-MG
Brasília

O homem que esfaqueou o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), Adelio Bispo de Oliveira, 40, foi filiado ao PSOL de Uberaba (MG) de 2007 a 2014. Em julho, Bispo de Oliveira divulgou em sua página no Facebook que esteve em uma escola especializada no treinamento com arma de fogo, em Santa Catarina.

A ".38 Clube e Escola de Tiro" afirma, em seu site, ser "referência no país em treinamento de tiro policial e combate urbano".

A empresa afirmou no final da tarde desta quinta-feira (6) que os administradores estavam em reunião e que não iriam se pronunciar, por enquanto.

A relação de filiados políticos do Tribunal Superior Eleitoral informa que Bispo de Oliveira integrou os quadros do PSOL de 2007 a 2014, ano em que pediu desfiliação, de acordo com esses registros.

Em sua página no Facebook, Oliveira tem várias postagens críticas a Bolsonaro. Há também fotos contrárias a Temer, pedindo a sua saída da presidência.

"A aprovação de Bolsonaro é maior entre os menos estudados, ou seja, só analfabetos e semianalfabetos votam em Bolsonaro", escreveu na rede social em 18 de julho.

Dez dias depois, compartilhou um meme do raio-x de um crânio com fezes dentro, acompanhado da seguinte frase: "RX da cabeça de um fã de Bolsonaro."

Em uma antiga postagem ele divulgou uma notícia falsa sobre suposta disparada nas pesquisas de Lula e queda de Bolsonaro.

Bispo de Oliveira também compartilhava vários temas relacionados a maçonaria.

Na área de identificação do Facebook, aparece a seguinte frase: "Não importa em que partido tu militas, nem a ideologia que acreditas ou a fé que tu praticas. Se você tem prazer no triunfo da Justiça, então somos irmãos".​

Suspeito de atentato a Jair Bolsonaro fazia posts com críticas ao candidato
Suspeito de atentato a Jair Bolsonaro fazia posts com críticas ao candidato - Reprodução/ Facebook

Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL, afirmou que o partido não deve responder pelo ex-filiado que atacou Jair Bolsonaro. 

"Queremos que ele seja julgado no rigor da lei. Parece que é uma pessoa bem confusa. Se fosse ligado ao PSOL, seria minha responsabilidade. Como não é filiado, não acho que seja da nossa alçada", disse. "Não sabemos quem é esta pessoa e reafirmamos nosso repúdio veemente ao ato cometido. O PSOL não pode responder por alguém que um dia foi filiado ao partido."

O partido também soltou nota classificando o ato como "um grave atentado à normalidade democrática e ao processo eleitoral".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.