Publicidade
Publicidade

Sharapova é condenada por doping e está fora da Rio-2016; tenista vai recorrer

A tenista russa Maria Sharapova, 29, foi suspensa por dois anos, a contar de 26 de janeiro passado. Com isso, está fora dos Jogos Olímpicos do Rio.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (8) pela ITF (Federação Internacional de Tênis). A entidade informou que um tribunal independente considerou que a estrela russa, detentora de cinco títulos de Grand Slam, é culpada por ter infringido artigo do Programa Antidoping do Tênis.

Sharapova foi flagrada em teste feito no dia 26 de janeiro, após partida de quartas de final do Aberto da Austrália, em Melbourne. A amostra foi analisada em laboratório de Montréal (Canadá) e constatou a presença de meldonium.

A substância entrou na lista de proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) em 1º de janeiro.

No início de março, a russa fez um comunicado público no qual revelou seu flagrante e reconheceu ter feito uso do medicamento proibido —também enviou carta às autoridades expressando isso. Ela também pediu que um tribunal independente fosse formado para apreciar seu caso.

Sharapova não atua desde o Aberto da Austrália e estava suspensa provisoriamente desde 2 de março. Atualmente, ela aparece como 26ª colocada no ranking mundial.

Nos dias 18 e 19 de maio, o tribunal colheu provas e argumentos de acusação e defesa. A tenista alegou não saber que a substância havia sido incorporada à lista proibida da Wada, e que a tomava por dez anos.

Com base nisso, decidiu dar a suspensão de dois anos, que se encerrará no dia 25 de janeiro de 2018. Também a desclassificou do Aberto da Austrália, tirando pontos e prêmio em dinheiro que ela ganhou no torneio.

A decisão ainda afirmou que um teste fora de competição foi feito no dia 2 de fevereiro, em Moscou, e também acusou a presença de meldonium na urina da jogadora. Para os especialistas, ela não usou meldonium para ter melhora de desempenho.

Sharapova vai recorrer da decisão perante a Corte Arbitral do Esporte.

Em sua conta no Facebook, a russa protestou pelo tamanho da punição e ressaltou que o tribunal "concluiu que o que eu fiz não foi intencional". "Eu não posso aceitar uma injusta suspensão de dois anos."

"A ITF [Federação Internacional] despendeu quantidades tremendas de tempo e recursos para provar que eu violei intencionalmente as regras antidoping e o tribunal concluiu que eu não o fiz. A ITF pediu para o tribunal me suspender por quatro anos –a suspensão pedida para uma violação intencional– e o tribunal rejeitou isso", escreveu.

A estrela disse ter sentido falta de jogar tênis e de seus fãs. "Eu quero me posicionar pelo que acredito que é certo e é por isso que vou lutar para estar em uma quadra de tênis o quanto antes."

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade