Publicidade
Publicidade

Carioca faz índice, e Brasil terá atleta na prova mais nobre do atletismo na Rio-16

Marcel Rizzo/Folhapress
 Vitor Hugo, velossista brasileiro, busca atingir o indici olimpico para competir nos jogos de 2016
O velocista carioca Vitor Hugo dos Santos, que conseguiu índice para participar dos 100m nos Jogos Olímpicos

O Brasil terá um atleta na prova mais nobre do atletismo na Rio-2016, em agosto.

Vitor Hugo dos Santos, 20, conseguiu na tarde desta quinta (30) o índice para participar dos 100m nos Jogos Olímpicos. Ele obteve a marca de 10s11 na semifinal do Troféu Brasil, que está sendo disputado em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo

O índice exigido para participar da Rio-2016 é 10s16 –há 11 dias, Vitor havia alcançado 10s17 no Grand Prix, também na pista da Arena Caixa, que é o centro de rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

"Eu tinha combinado com meu técnico que na eliminatória só correria para me classificar, e que já tentaria o índice na semifinal. Estava preparado, acho que é importante o Brasil ter um representante nos 100m. Estou feliz", disse Vitor Hugo, que nasceu no Rio mas há um ano mudou para São Paulo para intensificar os treinamentos.

Geoff Robins/AFP
Andre De Grasse (L) of Canada competes against Vitor Hugo Dos Santos in the Men's100M preliminaries at the 2015 Pan American Games in Toronto, Canada, July 21, 2015. AFP PHOTO/GEOFF ROBINS ORG XMIT: GJR{seqn
Vitor Hugo Dos Santos (à dir.) nas preliminares no Pan Americano de Toronto

O Brasil voltará a ter um representante nos 100m depois de não classificar um atleta para os jogos de Londres, em 2012. Em 2008, em Pequim, José Carlos Moreira e Vicente Lenílson participaram da prova, sem destaque.

"O objetivo agora é melhorar essa marca. Tenho um sonho que é correr abaixo dos 10 segundos, e vou brigar para isso. Acho que temos que representar atletas que já correram essa prova, o Claudinei [Quirino], o Vicente [Lenilson], o Robson [Caetano]. Quem sabe até ser melhor do que eles", disse Vitor Hugo.

Nunca um brasileiro correu os 100m abaixo dos 10 segundos –o recorde nacional, de Robson Caetano em 1988, é de 10 segundos cravado, obtido em uma competição no México. Atualmente, o jamaicano Usain Bolt detém os recordes mundial, com 9s58, e olímpico, com 9s63.

Antes de Vitor Hugo obter a marca, o Brasil já tinha 49 atletas classificados para a Rio-2016. Ele será, inclusive, um dos atletas que representará o Brasil na prova do revezamento 4z100m, que já estava garantida na competição.

"Eu estava buscando melhorar minha saída na prova. Acho que consegui. Vamos ver se melhor esse tempo até a Olimpíada", disse Vitor Hugo.

Na final, Vitor Hugo dos Santos foi o primeiro nos 100m, no meio da tarde, com tempo inferior ao da semi. Para ficar com o ouro ele fez 10s21.

Prova dos 100 m rasos - Melhores brasileiros de todos os tempos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade