Publicidade
Publicidade

De pombos soltos em estádio ao ursinho Misha, relembre as aberturas dos Jogos

Na abertura dos Jogos de Los Angeles de 1932, pombos foram soltos no estádio que abrigava a festa. Em Tóquio, no Japão, a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental disputaram os Jogos de 1964 sob a mesma bandeira. Em 1980, o ursinho Misha emocionou o mundo ao ser mostrado na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Moscou, no estádio Lênin.

A celebração que dá início ao evento esportivo, quando a pira é oficialmente acesa, acontece desde 1896, em Atenas. De lá pra cá, as cerimônias foram crescendo e se modernizando. Uma verdadeira festa. Show de fogos, espetáculos de dança, coreografias exaustivamente ensaiadas, figurinos exclusivos, desfiles das delegações e emoção, muita emoção.

Em imagens, relembre algumas cerimônias de abertura:

COMO FORAM AS TRÊS ÚLTIMAS

Atenas-2004
A 28ª edição dos Jogos da Era Moderna marcou a volta do Afeganistão. A cerimônia retratou de forma teatral a volta dos Jogos ao seu "Lar Espiritual". O simbolismo dessa volta ficou claro quando o velejador grego Nikolaos Kaklamanakis correu entre os demais atletas, a pira pareceu se curvar para receber as chamas

Pequim-2008
A cerimônia de abertura, dirigida pelo cineasta Zhang Yimou, foi uma aula de história, com o viés político chinês, com ode às invenções da China antiga -do papel à pipa, do relógio de sol à pólvora. A pira olímpica foi acesa pelo ginasta Li Ning, vencedor de três ouros em Los Angeles-1984, que deu uma volta, suspenso por cabos, por toda a cobertura do estádio, o Ninho de Pássaro

Londres-2012
A cerimônia, dirigida pelo cineasta Danny Boyle, mostrou ganhos com a Revolução Industrial e a cultura inglesa, com Shakespeare, James Bond, Beatles e Sex Pistols. E, no acendimento da pira olímpica, focou nas pessoas comuns. Sete jovens atletas do país acenderam, ao mesmo tempo, a pira. E Paul McCartney encerrou o show

A TOCHA E A PIRA OLÍMPICAS

A chama olímpica, referência ao fogo que queimava em homenagem à deusa Hera (Juno) durante os jogos de Olímpia não surgiu nos Jogos de Atenas.

Somente em 1928, nos Jogos de Amsterdã, foi que o fogo olímpico ressurgiu. A primeira pira olímpica manteve o fogo aceso durante toda a duração da Olimpíada.

A chama passou a ser acesa com a corrida da tocha na abertura dos jogos, em Berlim 1936. A primeira tocha foi carregada por 3000 corredores até o estádio olímpico de Berlim, tudo foi calculado para que a chegada coincidisse com o exato momento da festa.

O ritual foi criado para estabelecer um elo entre os jogos da antiguidade e os jogos contemporâneos. A chama olímpica representa a pureza da eterna juventude olímpica. Serve de elo entre o berço das Olimpíadas na Grécia e as cidades-sede, dos jogos contemporâneos.

A tocha olímpica é acesa em uma cerimônia nas ruínas de Olímpia na Grécia. Raios de sol refletidos por um espelho dão origem à chama. Mulheres vestindo túnicas no estilo grego antigo conduzem todo o ritual e passam a tocha ao primeiro corredor. A tradição é mantida desde os Jogos de 1952 em Helsinque.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Por que se dá tanta importância à chama olímpica?
Fogo e tocha são o elo entre os Jogos da Antiguidade e os da Era Moderna -para os gregos, o fogo é divino. As chamas são acesas no templo de Hera, em Olímpia, com uma espécie de espelho côncavo que converge os raios solares, por "sacerdotisas". O fogo olímpico foi introduzido em Amsterdã-1928.

Desde quando a Olimpíada tem desfile de delegações?
O desfile começou em Londres-1908, quando os atletas passaram a entrar no Estádio Olímpico de forma organizada.

Por que a delegação da Grécia é a primeira a desfilar?
Por ser berço dos Jogos da Antiguidade e da 1ª edição em 1896, a Grécia abre o desfile. Exceto em 2004, quando foi país-sede: o atleta Pyrros Dimas entrou primeiro no estádio e, devido ao fato de o anfitrião desfilar por último, o restante da delegação fechou o desfile.

Todos os atletas desfilam?
Não, a participação é decidida individualmente. Quem atua no primeiro dia costuma abdicar do desfile para se poupar.

Quanto tempo durará a cerimônia de abertura da Rio-2016?
Começará às 20h e deve acabar por volta das 23h.

Quem discursará na cerimônia de abertura da Rio-2016?
Só os presidentes Thomas Bach (COI) e Carlos Arthur Nuzman (Co-Rio-2016). O presidente interino, Michel Temer, declarará abertos os Jogos do Rio.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade