Publicidade
Publicidade

Atletas muçulmanas seguem tradição e usam véu para competir na Olimpíada

A foto da egípcia Doaa Elghobashy subindo à rede no vôlei de praia contra a alemã Kira Walkenhorst foi publicada por sites e jornais do mundo todo. Menos pelo jogo, mais pela imagem.

Enquanto a alemã usava um biquíni, traje comum no esporte, a egípcia vestia calça e "hijab" (palavra árabe usada para peças que cobrem o corpo seguindo a lei islâmica, como um véu).

A dupla formada por ela e Nada Meawad, 18, perdeu também nesta segunda (9) para as italianas Giombini/Menegatti por dois sets a zero. Elas foram derrotadas na primeira partida contra a Alemanha pelo mesmo placar, e tentarão a vitória inédita contra o Canadá nesta quinta (11).

"Visto o 'hijab' há dez anos. Isso não me impede de fazer as coisas que eu amo, e vôlei de praia é uma delas", afirmou Elghobashy, 19, após a partida contra a Alemanha.

É com essa atitude que algumas atletas estão competindo nos Jogos Olímpicos do Rio.

Elghobashy estará novamente vestindo seu "hijab" ao representar seu país na Olimpíada. Além dela, outras muçulmanas competiram usando o adereço.

No remo, a iraniana Mahsa Javar acabou eliminada na categoria single-skiff nesta segunda (8), após terminar sua bateria da repescagem em terceiro. O melhor resultado até hoje da atleta de 22 anos foi medalha de prata no último mundial sub-23, em 2014, na categoria double-skiff.

No mesmo dia, Ayesha Al Balushi, dos Emirados Árabes Unidos, encerrou sua participação na Rio-2016 nesta na última posição, e a americana Ibtihaj Muhammad —que fez história ao ser a primeira do país a competir com "hijab"f— perdeu para a francesa Cecilia Berder nas oitavas de final da esgrima, categoria sabre.

Pelo menos uma outra muçulmana ainda tentará fazer história na Rio-2016 usando véu: Sarah Attar, na maratona. Em Londres-2012, ela se tornou a segunda mulher da história da Arábia Saudita a competir em uma Olimpíada. A primeira foi a judoca Wojdan Shaherkani, aos 16 anos, que também competiu de véu.

Calendário Olímpico

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade