Publicidade
Publicidade

Com apoio de ídolo, Sérvia desperdiça empate e perde dos EUA no basquete

Um dos maiores ídolos da Sérvia, o ex-pivô Vlade Divac, 48, esteve na Arena Carioca 1, na Barra, nesta sexta-feira (12), para acompanhar o jogo entre a seleção do seu país e os Estados Unidos pelo basquete masculino da Rio-2016. E ele não deve ter saído do ginásio muito feliz, apesar do ótimo desempenho do seu time.

Os sérvios foram batidos pelos norte-americanos por 94 a 91, pela quarta rodada do grupo A, e têm agora três derrotas e apenas uma vitória. Já o Dream Team possui um aproveitamento de 100% (quatro triunfos) e já estão classificados para as quartas de final.

Divac tem duas medalhas de prata (Seul-1988 e Atlanta-1996) pela seleção iugoslava e atualmente é presidente do Comitê Olímpico da Sérvia.

Esse time atual pode não ter o mesmo potencial que aquele de Divac para chegar longe, mas fez a seleção norte-americana suar para vencer.

Depois do sofrimento para bater a Austrália na quarta-feira (10), os Estados Unidos voltaram a mostrar problemas, sobretudo na defesa. E dessa vez o ala Carmelo Anthony não estava numa noite tão empolgada como na quarta, quando anotou 31 pontos. Nesta sexta, ele fez 12.

Com uma transição rápida e jogadas envolventes, os sérvios empolgaram os torcedores na Arena Carioca 1. O público apoiava a seleção europeia com gritos de "olê, olê, olê, olá, Sérvia, Sérvia". Apesar disso, os norte-americanos foram para o intervalo com nove pontos de diferença.

No terceiro período, o time europeu chegou a ficar a apenas quatro pontos do adversário no placar. O público passou a gritar ainda mais a favor dos sérvios. Chegaram a cantar "eu acredito" e "vamos virar, Sérvia, vamos virar, Sérvia". Uma outra parte (menor) do ginásio respondia com "USA, USA".

Diferentemente da Austrália, que se rendeu no final do jogo, o time sérvio acreditou até os segundos derradeiros. A menos de um minuto do fim, diminuiu a vantagem do adversário para somente três pontos no placar e teve um ataque para converter um arremesso de três pontos e empatar. Porém, não teve sucesso.

A seleção masculina de basquete dos Estados Unidos não perde uma partida oficial desde 2006, quando caiu diante da Grécia, por 101 a 95, pelo Mundial do Japão. O time ganhou a medalha de ouro nas duas últimas Olimpíadas (Pequim-2008 e Londres-2012) e é o grande favorito na Rio-2016, apesar de ter desfalques como o armador Stephen Curry e o ala LeBron James.

A Sérvia saiu de quadra muito aplaudida pelo público presente.

O ala Nikola Jokic foi o cestinha da partida com 25 pontos. O armador Kyrie Irving foi o melhor dos Estados Unidos nesta estatística, com 15 pontos.

Na última rodada do grupo A, a Sérvia encara a China, enquanto os norte-americanos enfrentam a França.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade