Publicidade
Publicidade

Paraolimpíada surgiu com recuperação de soldados

A origem dos Jogos Paraolímpicos tem relação direta com atividade militar. O embrião do evento surgiu em 1948, na pequena cidade inglesa de Stoke Mandeville.

O médico alemão Ludwig Guttmann, diretor do centro nacional britânico de traumatismos, que reabilitava soldados feridos da Segunda Guerra Mundial, criou um evento esportivo exclusivamente voltado a deficientes físicos. Foi chamado de Jogos Internacionais de Stoke Mandeville.

A primeira edição, cuja principal disputa era o tiro com arco, correu em paralelo aos Jogos Olímpicos de Londres. Mas, ao contrário do ciclo quadrienal da Olimpíada de Verão, os Jogos de Guttmann eram realizados anualmente.

De início, a competição reunia apenas britânicos. A partir de 1952, o evento passou a receber atletas de outros países.

ROMA

Em 1960, foi organizada em outro país pela primeira vez. Roma, na Itália, também sede olímpica naquele ano, hospedou o que viria a ser os primeiros Jogos Paraolímpicos, com 400 atletas de 23 países. Passaria a ocorrer a cada quatro anos.

Como, em geral, não havia mais do que três participantes por prova, praticamente todos os atletas receberam medalhas na capital italiana.

Quatro anos depois, Tóquio também realizou os dois eventos no mesmo ano, com um nível competitivo um pouco maior.

Depois disso, os Jogos Paraolímpicos ficaram 24 anos sendo realizados em locais diferentes dos Olímpicos porque as cidades-sedes olímpicas não tinham dinheiro para promovê-los ou mesmo interesse em realizá-los.

Só em Seul-1988 eles voltaram a ser disputados no mesmo país. Desde então, são geridos pelo mesmo comitê, modelo que segue até hoje.

Um ano depois, foi criado o Comitê Paralímpico Internacional, o equivalente para a Paraolimpíada do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Isso implicou aumento na relevância da Paraolimpíada e acréscimo de atletas e modalidades disputadas, que hoje estão em 22 para cerca de 4.300 competidores com deficiência.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade