Anterior | Índice | Próxima

Clinton insiste em presença internacional em Kosovo

Da AP 20/05/99 18h53
Em Washington (EUA)

O presidente Bill Clinton disse nesta quinta-feira (20) que os bombardeios da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) contra a Iugoslávia estão tendo efeito e garantiu que a aliança não voltará atrás em sua determinação de conseguir o retorno dos kosovares de etnia albanesa à sua terra sob proteção internacional.

"A Otan está unida na decisão de persistir nestes objetivos até alcançá-los", afirmou Clinton em breves declarações nos jardins da Casa Branca.

O presidente norte-americano não mencionou o problema mais delicado que a aliança está enfrentando na nona semana de bombardeios: se deve enviar tropas terrestres para Kosovo a fim de conseguir que os refugiados voltem para suas casas antes do inverno, ou quando quiserem.

"Os refugiados devem retornar com segurança e com um autogoverno", afirmou Clinton, tendo ao seu lado o secretário de Defesa, William Cohen, e o chefe do Estado Maior Conjunto, general Henry H. Shelton.

"As forças sérvias devem abandonar Kosovo. Uma força internacional de segurança, com a Otan no centro, deve ser estabelecida para proteger as pessoas de todas as origens étnicas e religiosas em Kosovo. Sobre este assunto, nosso país fala com uma só voz", afirmou o presidente americano.

Clinton disse ainda que a Otan não vacilará, apesar de alguns países aliados estarem vacilando no apoio público aos bombardeios da Otan. "Continuaremos a campanha militar até que sejam cumpridas as condições", garantiu.




Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.