Comentários


Comentários de Diogo D.
Em 11/12/2008 17h09
Não importa se a população indígena atual na reserva é grande ou pequena, pois a homologação das terras é um ato que transcende o momento presente, ligando o passado e o futuro.
Hoje os indíos podem ser poucos, mas no passado eram muitos. A violação do seu território é uma das causas principais de eles terem sido dizimados, daí a necessidade de reconhecer suas terras - se Deus quiser isso vai levar as comunidades a crescerem.
A reserva é uma forma de proteger a cultura indígena, que por sua vez é uma forma de proteger a floreta. A cultura indígena é intrisicamente protetora do meio ambiente - tendo vivido por séculos na floresta sem destruí-la, inclusive tornando o solo fértil pro cultivo (ver terra preta de índio).
A cultura branca dominante, por sua vez, é altamente destrutiva e nociva. A destruição da floresta amazônica acontece de forma tão acelerada, sistemática e tecnológica que só pode ser comparada, tendo em vista o estado atual do planeta, àquela outra matança e destruição sistemática do mundo moderno: o holocausto.
Nesse sentido, do ponto de vista histórico, os brasileiros de hoje serão vistos no futuro da mesma forma que os alemães durante a alemanha nazista. Os povos do futuro vão se perguntar: o que havia de errado no caráter do povo brasileiro para que eles pudessem participar, apoiar e ser conivente com uma matança e destruição tão horrível, cruel e sem sentido?

Em Conflito em terra indígena
sem opinião
avalie fechar
Em 10/12/2008 19h20
Rogerio Rocha,
O Sr. diz:
"Nenhum dos países citados tem reservas indígenas gigantescas demarcadas em área de fronteira com outro país. Principalmente Austrália e Nova Zelândia"
Ora, é claro que a Australia e a Nova Zelândia não tem reservas na fronteira, pois esses países não fazem fronteira com outros países - seu argumento, portanto, soa como uma piada.
Os EUA, por outro lado, têm várias reservas em froteiras, tanto com o México como com o Canadá. Um exemplo é a Tohono O'odham Indian Reservation.
O seu segundo argumento também é falso. Indios americanos têm muitas imunidades legais. Se você quiser entender do assunto, entenda o significado de "tribal sovereignty".
O Sr. precisa rever a fonte de suas informações, pois está obviamente enganado a respeito dos fatos.

Em Conflito em terra indígena
36 opiniões
avalie fechar
Em 09/12/2008 20h03
Uma coisa fica mais evidente por causa dessa polêmica: como tem gente racista nesse país!
O desprezo que tanto brasileiro tem contra os povos indígenas é de dar nojo. Cospe nos humildes e puxa o saco dos velhos coronéis. E povinho!

Em Conflito em terra indígena
48 opiniões
avalie fechar
Em 09/12/2008 19h53
Quanta bobagem, meu Deus do Céu.
Ô seu Guilherme Lemmi, para de falar besteira - espalahndo teoria de conspiração sem fundamento, fabricada por militares arcaicos e de direita.
Essa história de "ameaça à soberania" é um papo-furado sem pé nem cabeça. Desde quando índio apresenta ameaça ao Brasil? Nações indígenas existem no mundo inteiro, nos Estados Unidos muitos tribos são consideradas soberanas, contando com própria polícia, governo, etc. E nem por isso essas tribos criaram ameaça à integridade territorial e soberania americana. Tampouco isso aconteceu na australia, na nova zelandia, ou nas dezenas de países que possuem regiões autônomas.
Então para de falar besteira. O que é uma ameaça à soberania do país é um latifundiário ameaçando de usar a força pra descumprir uma decisão do STF, como faz esse prefeito-arrozeiro. Ameaça à soberania do país é ter um exército que desafia a autoridade civil do governo democrático, espalhando uma ideologia própria e insubordinada. Isso sim é uma ameça à soberania brasileira - prete atenção a esses fatos e esquece as teorias de conspiração infantis!

Em Conflito em terra indígena
48 opiniões
avalie fechar
Em 08/08/2008 18h06
Por favor, minha gente, esqueçam da politicagem. Não importa as motivações do PT ou do ministro. Eles são só políticos e fazer o que político faz. Mas apesar disso, essa é uma oportunidade pra povo brasileiro e pra nação, de dizer que somos um povo civilizado que não tolera e não perdoa barbarismo, tortura e opressão política. Todos os argumentos que eu tenho lido aqui em favor de abafar essa situação se baseiam numa falta de coragem ou numa tentativa de tapar o sol com a peneira. Mas um povo covarde vai receber o que merece - e hoje nós estamos sofrendo as consequência da covardia das gerações anteriores, que jamais foram capazes de lutar e derrotar os usurpadores da sua liberdade. Por isso temos todos esses problemas sociais e essa falta de moralidade política. Tragamos os militates e também os políticos pra justiça, se é isso que é preciso. O que não pode é dizer que torturadores e ditadores podem ficar impunes, pra "não criar mais problema". Que covardia, que mediocridade é essa. EU quero que meus filhos e meus netos possam bater no peito e ter orgulho que a gente pôs os ditadores pra correr, e não que pensem que somos um país de covardes que não aprecia a própria liberdade e põe o rabo entre as pernas por medo de represália. Aliás, acho que isso é algo que o próprio exército deveria fazer, ao invés de ficar nessa de "vamos deixar por isso mesmo". Militares, deixem de ser covardes e tomem vergonha na cara e se posicionem do lado da moralidade e não da impunidade!!!!

Em Arquivos da ditadura
13 opiniões
avalie fechar
Em 07/08/2008 20h38
Como cidadão brasileiro com orgulho e ao mesmo tempo vergonha do meu país, torço com muita vontade que essa revisão da Lei de Anistia passe e que os torturadores e os ditadores sejam trazidos pra justiça.
Essa é uma oportunidade única pra nação!! Única! O Brasil tem uma história muito feia, uma das mais feias do mundo. Ao contrário de tantos outros países, jamais tivemos um rompimento de verdade com o passado vergonhoso. A independência foi uma piada, a proclamação da república uma mudança de gabinete, e a transição da ditadura militar foi um teatro, já que até os ditadores controlaram o processo até o último momento, derrotando até mesmo as Diretas Já. Trazê-los à jústiça é uma oportunidade única de fazer história e deixar marcado pra posteridade que o Brasil é sim um país civilizado e não um antro controlado por qualquer fascínora que tenha poder.
Minha gente, vamos celebrar a democracia e criar um precedente importantíssimo pra posteridade. Não deixemos os usurpadores da democracia e da liberdade do povo continuarem a solta, impunes, rindo da nossa cara!!!!!

Em Arquivos da ditadura
24 opiniões
avalie fechar
Em 07/08/2008 20h26
A Lei de Anistia de anistia é realmente um absurdo. Tem que pôr os torturadores na cadeia sim!!! O Brasil continua sendo um dos países mais atrasados do mundo quando se trata de concretizar a justiça, a democracia e a decência política, se recusando a romper com seu passado medieval!! O Pinochet foi preso. A Argentina mandou pra prisão perpétua seu general fascínora. Mas o Brasil prefere ficar na categoria do Uzbekistão e outros paisecos bárbaros. Tem que trazer os ditadores e os torturadores pra justiça!!!

Em Arquivos da ditadura
24 opiniões
avalie fechar
Em 16/07/2008 14h29
Sr. Gamarra R.
O Sr. está certo em apontar o absurdo que é a questão dos cassinos indígenas nos EUA. Porém este é apenas um aspecto de uma situação muito maior e jamais pode justificar o descaso e o abuso contra os povos indígenas brasileiros. Não quer dizer que o Brasil deva fazer exatamente como os EUA, mas deve, sim, respeitar a cultura e as terras dos povos originários - um direito reconhecido em todo o mundo.
A oposição contra os abusos ambientais e humanos levados a cabo por um modelo de produção agro-pecuária predatória não é, como o Sr. Quise Brito afirmou, uma oposição à agricultura em si. Trata-se, isso sim, de uma questão de racionalidade: produção econômica e agrícula só é vantajosa para a nação na medida em que se constitui em desenvolvimento real, sustentável e durável. Do contrário, estaremos repetindo em escala maior os erros do passado: já se perguntou pq é que o Brasil vem tendo atividade econômica, exploração de recursos naturais e agricultura desde 1500 e ainda somos sub-desenvolvidos, ao passo que outras nações transformaram suas atividades econômicas em desenvolvimento social real?
Eduardo Galeano, em seu livro clássico, fala a respeito da vantagem de começar a se desenvolver tarde: foi isso que garantiu os EUA se desenvolverem ao passo que toda a América Latina criava um legado de destruição para as próximas gerações.
Bem, hoje somos nós que temos essa oportunidade de aprender com os erros dos outros e os nossos. Temo que usar essa oportunidade!

Em Desmatamento
35 opiniões
avalie fechar
Em 15/07/2008 18h25
Muita gente aqui fala muita besteira (esse Gamarra por exemplo). Esses argumentos nacionalistas sao pura bobagem. Ficam comparando com os EUA - pois bem, quem conhece a historia sabe que o Brasil tem o pior legado do continente, matou mais indio, escravizou mais negros e destruiu mais floresta do que qualquer outro pais. Os EUA fizeram inumeros acordos com os indigenas, reconhecendo a soberania de varias tribos - soberania que ate hoje eh valida. Veja o exemplo do Alaska - o estado foi dividio quase que inteiramente entre as tribos que la viviam; um indigena do Alaska recebe uma parcela do lucro da exploracao do petroleo simplesmente por esse ser explorado em suas terras ancestrais. Ao mesmo tempo, jazidas de petroleo enormes foram barradas de serem exploradas por questoes ambientais, como por exemplo no Arctic National Wildlife Refuge.
Em nenhum desenvolvido a bancada ruralista teria tanto poder como no Brasil, pois em todo o mundo civilizado esse tipo de feudalismo que existe em nosso pais foi extinguido. Nao da pra entender pq a classe media urbana se alia com os latifundiarios, pois isso vai completamente contra o proprio interesse. O desmatamento, as favelas, a violencia urbana: tudo isso eh fruto da questao agraria do Brasil que vem se arrastando ha mais de um seculo.

Em Desmatamento
24 opiniões
avalie fechar
Em 15/07/2008 18h07
O Sr. Paulo Moreira diz:
"que compraram suas terras legalmente, nos anos 70 em que o governo usava o slogan "Integrar para não Entregar"."
Acontece que, naquela epoca, o proprio governo era ilegal, tendo sido instaurado de forma ilegitima, pela forca, atraves de um golpe militar. Por seculos o governo (e os militares) estiveram involvidos num esquema criminoso para tomar terras. A grilhagem sempre teve envolvimento do estado de uma forma e de outra.
Nao quero dizer que todo agricultor tenha culpa no cartorio - mesmo que alguns individuos ajam de boa fe, o sistema em si eh podre. A questao rural brasileira, ainda hoje defendida pela bancada ruralista em parceria de setores arcaicos do estado, como o exercito, eh um dos piores problemas que temos. Nao ha duvida que esse problema tem que ser atacado pela raiz, pois causa danos enormes, tantos sociais como ambientais, criando o caos tanto no campo quanto na cidade. E nao ha duvida, tb, que o setor ruralita vai lutar contra o progresso e a melhoria ate o fim, para o beneficio proprio, mesmo que isso prejudique a todos, e principalmente as futuras geracoes.

Em Desmatamento
24 opiniões
avalie fechar
Em 30/06/2008 00h31
Essa política não é nova, o exército vem promovendo essa mentalidade racista e expansionista de "ocupação" e contra os índios faz muito tempo, implementando essa política tragicamente durante a ditadura militar. Essa, aliás, é a razão pela qual existem apenas 700 mil índios - os outros foram exterminados para dar lugar a exploração econômica predatória.
Como é que pode essa instituição medieval que é o exérctio brasileiro defender os grilheiros nos ataques ilegais e assassinos que eles fazem contra os povos indígenas?
Tá mais do que na hora de pôr o exército no seu lugar, que totalmente submisso à autoridade civil, não pode ter ideologia própria nem ficar difundindo idéias políticas de forma independente como ainda faz.
Enquanto o país não domar de verdade o exército, vai continuar tendo essa democracia de meia-tigela; a tal transição da ditadura militar à democracia vai continuar incompleta, atrasando o progresso do país e perpetuando a violência, o racismo, a xenofobia e o proconceito inerentes à essa instituição, que há mais de um século mantém refém a República brasileira.

Em Conflito em terra indígena
35 opiniões
avalie fechar
Em 27/06/2008 17h12
O exército realmente não tem treinamento nem ética pra fazer isso. Mas e a polícia tem? É lógico que não! O problema é que o Brasil vive nesse faz de conta como se a polícia e o exército fossem instituições sérias. A polícia no Rio é uma organização criminosa, já tá mais do que provado, tanto a PM quanto a Civil - matadores de aluguel, torturadores, o diabo a quatro. Isso tudo ainda é uma herança da ditadura militar, que nunca foi realmente abolida - os bandidos continuma no poder.
A única solução pro país é fazer igual fizeram na Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial. Tem que começar do zero, abolir o exército e, princiapalmente, a polícia. Começa uma corporação nova, com uma filosofia diferente, que respeite a lei, de profissioanais de verdades, bem treinados e bem pago. Essa polícia não tem reforma. É um antro de bandidos, foras-da-lei, que não tem um mínimo de respeito à legalidade e tampouco as noções básicas de moralidade e respeito à vida humana. Os bandidos estão no poder e só ações radicais e corajosas da população civil vai resolver essa situação.
Alváro Lins, chefe da Polícia Civil, era o chefe do crime organizado. E mesmo assim todo mundo continua fingindo que essas instituições são instituições da lei. Até quando minha gente, até quando?

Em Militares/Providência
31 opiniões
avalie fechar
Em 17/06/2008 16h42
O exército continua aterrorizando a população - começaram faz muitas décadas e até hoje não pararam. Aliás, o exército é o maior culpado pela onda de violência que assola o país, o que se iniciou através do regime de terror instaurado durante a ditadura militar. O pior de tudo é que existe uma parcela da população que os apóia. Eta gente ignorante, estão transformando o Brasil num Iraque.

Em Militares/Providência
68 opiniões
avalie fechar
Em 15/05/2008 18h51
A quem Tarso pensa que engana - nao se trata de apaziguar ninguem. O que a saida da Ministra prova eh que o governo e o povo brasileiro estao possuidos por uma ganancia criminosa, a ponto de levar a cabo uma destruicao tao grande que a sociedade brasileira so pode ser comparada com a Alemanha nazista pelo seu descaso em relacao a vida e pela natureza sistematica e politica da matanca.

Em Marina Silva
3 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca