Comentários

Mais resultados: 1 2

Comentários de João Alexandre
Em 20/04/2009 11h35
1) Se a consumação do golpe não tivesse ocorrido, certamente não haveria luta armada.
2) Ela só existiu (A dita Luta Armada) pelo fato da queda da Democracia e da Liberdade. E isto foi depois de 64.
3) Era sabido, e nem entro mais neste assunto, mas relembro que o Brasil não tomaria o mesmo Rumo que Cuba. Quem se encarregou de trabalhar esta imagem foi o Complexo IBAD/IPES, e seus membros militares contra o governo Goulart, Igreja, mulheres e classe média e alta. Todos se uniram para combater uma mentira absurda.
O Comunismo no Brasil.
Nem discuto mais este fato, tamanha são as provas para comprovar a fraude esta grave acusação.
Quem ainda acha que Jango queria instalar o comunismo no Brasil...me desculpem....É BURRO!!!
AHH...só uma curiosidade!!!: Quem vê hoje Obama estatizando bancos têm ai a prova concreta de como o Capitalismo Desenfreado...falo daquele que "te estupra" , falo daquele que não têm limites ou uma regra justa de investimento em território alheio.
Se adivinhassem o futuro naquela época...ninguém acreditaria nisso hoje.
Seja bem vido Obama ao novo Socialismo...quem te vê quem te viu.

Em Arquivos da ditadura
sem opinião
avalie fechar
Em 06/04/2009 16h28
Na minha família:
Na minha família também se trabalhou duro para ter uma aposentadoria digna, na minha família éramos Capitalistas Nacionalistas á favor do Governo de João Goulart.
Na minha Família apoiamos o projeto de reformas de João Goulart e acreditamos que se essa "quartelada" não tivesse ocorrido, não teria parentes torturados ou mortos.
Na minha família NÃO ERAMOS TERRORISTAS E ASSALTANTES DE BANCO
Na minha família FOMOS TODOS EXILADOS.
Na minha família perdemos tudo o que com suor construímos no Brasil.
Na minha família tentamos recuperar após o final do exílio o que nos tomaram sem sucesso.
E ai...como fica? Continuo Nacionalista e continuo admirando Jango e assim como a família dele, também tentamos ser anistiados.
Mais do que Justa essa Anistia!!!

Em Arquivos da ditadura
2 opiniões
avalie fechar
Em 18/03/2009 16h17
Incerteza nenhuma!!! Todos sabem que o comunismo nunca teve força no Brasil. Naquela época foi preciso apavorar a América com o perigo comunista, e aqui no Brasil o completo IBAD/IPES soube como trabalhar isso. Antes do golpe o país jamais tomaria o rumo do comunismo com Jango que inclusive era cristão. Como país democrático os comunistas mereciam sim seu espaço. Mesmo que nunca ganhassem nada como até hoje. Eles representam uma parcela muito pequena na nosa sociedade. Isso é discurso barato para que nós brasileiros abramos as pernas para o TIO SAM e deixemos ser "Estuprados" por eles. Mas que golpe militar Nacionalista esse!!! Por isso estamos como estamos

Em Arquivos da ditadura
9 opiniões
avalie fechar
Em 28/02/2009 03h33
Olha só...larguei de mão vcs...kkkk Chega!!! Vcs sonham acordados com Lulla, acho que no fundo estão apaixonados..hahahaha.
Calotre no FMI? e tal...comparações absurdas, pelo amor de deus!! Vcs têm um sério trauma psicológico, talvés psicótico...querem meter pau no Lulla, façam isso em um outro lugar que fale sobre sua política. Já disse, Lula é outro assunto e não me importa, estamos discutindo outro tempo. Estamos falando da Década de 60. Estamos falando de outra época e estamos falando nessa crença infame de achar que o comunismo tinha força. Se tivesse como naquela época se falava "Patrolavam" os militares golpistas. Tenham a santa paciência, ler jornais daquela época era uma cilada, o medo do comunismo era pretexto para tudo. Mas contunua firme aqui...tomei posse deste espaço. KKKK Saudações Janguistas a todos, Getulistas também.
Obs: O Comunismo jamais teve força alguma neste país. Nem mesmo as Esquerdas, então paremos com esse discurso ridiculo.

Em Arquivos da ditadura
10 opiniões
avalie fechar
Em 27/02/2009 17h43
Sobre a crise econômica mundial...o atual sistema aumenta a distância entre ricos e pobres. O presidente Getúlio Vargas já havia denunciado os saques às riquezas nacionais na sua Carta -Testamento concebida a João Goulart. Como não se indignar por ver, mais de 50 anos depois da denúncia feita pelo Presidente Vargas com relação ao saque diário na economia brasileira através da remessas de lucros ao exterior?
Vide Lei de Remessa de Lucros proposta por João Goulart.
Mas emfim...decidiram colocar Jango no contexto comunista, fato que acho injusto. Brasil é o que é hoje por essas e outras. OBS: Eu tb assim como muitos não gosto nem do PT, nem do Lula, porque ideológicamente em minha modesta opinião ele não segue uma linea ideológica como outros partidos de esquerda. Não vou comprarar nem citar o governo atual porque não me agrada. Prefiro apenas falar de história...acho que essas indas e vindas que fazem aqui citando o Lula, nem vêm ao caso tratando-se da história de João Goulatrt

Em Arquivos da ditadura
6 opiniões
avalie fechar
Em 26/02/2009 16h47
Famintos pelo capitalismo selvagem já apontavam suas armas para nosso país desde nossas costas, vide (Operação Brother Sun). Jango como pacificador, de forma alguma mancharia sia Biografia com sangue. Volto a Repetir:
"Jango pretendia reformar a face do capitalismo brasileiro diminuindo as desigualdades sociais dando-lhe um aspecto mais humano e menos selvagem, entre seus aliados, muitas vezes seus objetivos eram confundidos com a intenção de acabar com o Capitalismo, outras tantas de não pretender acabar com o capitalismo, tinha que compor sua estratégia de ação lutando ainda contra o desconforto pessoal de ser o Presidente rico de um país pobre. O presidente não menosprezava a influência da igreja, a Jango cabia convencer a alta hierarquia católica que as reformas sociais que pretendia, iriam estabelecer no Brasil os princípios de justiça que o próprio cristianismo pregava"

Em Arquivos da ditadura
4 opiniões
avalie fechar
Em 26/02/2009 16h41
Tonia: Volto a postar o que já disse antes:
"Jango era Cristão, e como tal não era Comunista. Jango era um Capitalista Nacionalista. Sobre o pensamento de preservar o Brasil da ameaça comunista, com origem no auge da Guerra Fria e a partir da Revolução Cubana, o Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais - IPES ao longo de seus dois primeiros anos soube trabalhar o inconsciente da Sociedade Brasileira de forma a dar sustentação ao Golpe que seria concretizado em Março de 1964.
A renúncia de JQ é um elo que levou da fundação da Escola Superior de Guerra ao Golpe de 64. Na volta dos militares brasileiros da Segunda Guerra Mundial vieram imbuídos do projeto Norte Americano de Democracia vinda do marco da Guerra Fria".
OBS: Jamgo sabia sim que poderia cair, porém ele prefere levar adiante as reformas de Base ao País. Ele mesmo falava que teria sim que levar adiante o Comício da Central, que não deixaría o povo sem reformas, e que a responsabilidade de derruba-lo caberia aos golpistas. Jango caiu, mas foi um homem que caiu de (pé). Inclusive antes de deixar o país esperou a consolidação do Golpe anunciado no congresso por Auro de Moura Andrade para depois exiliar-se. Se ele reagisse com Brizola, mancharia sua biografía de pacificador. Os Estados Unidos famintos pelo capitalismo selvagem...continua

Em Arquivos da ditadura
5 opiniões
avalie fechar
Em 13/02/2009 15h39
Os militares assumem a doutrina de Segurança Nacional e desenvolvem um projeto alternativo ao conceito de democracia política da época que passara pela tentativa de derrubar Getúlio Vargas e impedia a posse de Juscelino na eleição de 55, bem como tentativas de golpes menores durante o seu próprio governo. Mais tarde a consumação do golpe passara a ter João Goulart como o próximo alvo ao impedir sua posse que a constituição lhe garantia.
A influência Norte-Americana foi muito marcante no Brasil que estava e está incluído pelos Estados Unidos na doutrina do Destino Manifesto, onde a máxima trata da expansão dos Estados Unidos sobre o continente americano: "Desde o Ártico até a América do Sul, este é o destino de nossa raça e nada pode detê-la". E ainda é complementada pela afirmação: "A América para os americanos"
Jango pretendia reformar a face do capitalismo brasileiro diminuindo as desigualdades sociais dando-lhe um aspecto mais humano e menos selvagem, entre seus aliados, muitas vezes seus objetivos eram confundidos com a intenção de acabar com o Capitalismo, outras tantas de não pretender acabar com o capitalismo, tinha que compor sua estratégia de ação lutando ainda contra o desconforto pessoal de ser o Presidente rico de um país pobre. O presidente não menosprezava a influência da igreja, a Jango cabia convencer a alta hierarquia católica que as reformas sociais que pretendia, iriam estabelecer no Brasil os princípios de justiça que o próprio cristianismo pregava

Em Arquivos da ditadura
8 opiniões
avalie fechar
Em 13/02/2009 15h31
Informações sobre as reais causas que levaram a deposição de Goulart até hoje, pouco divulgadas nos meios de comunicação são omitidas ou já foram esquecidas pelo tempo, deixando este importante episódio histórico, em escala de "pouca importância" se comparadas às diversas situações que o Brasil vive hoje.
A ditadura passou, porém suas feridas ainda não cicatrizaram, estas refletem em parte, a real situação do Brasil hoje, fazendo-nos esquecer do passado e das ideologias culturais e políticas nas quais os indivíduos lutavam dando a verdadeira importância aos seus líderes políticos.
Jango era Cristão, e como tal não era Comunista. Jango era um Capitalista Nacionalista. Sobre o pensamento de preservar o Brasil da ameaça comunista, com origem no auge da Guerra Fria e a partir da Revolução Cubana, o Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais - IPES ao longo de seus dois primeiros anos soube trabalhar o inconsciente da Sociedade Brasileira de forma a dar sustentação ao Golpe que seria concretizado em Março de 1964.
A renúncia de JQ é um elo que levou da fundação da Escola Superior de Guerra ao Golpe de 64. Na volta dos militares brasileiros da Segunda Guerra Mundial vieram imbuídos do projeto Norte Americano de Democracia vinda do marco da Guerra Fria.
Continua...

Em Arquivos da ditadura
6 opiniões
avalie fechar
Em 13/02/2009 15h24
Roberto Diaz:
Não é autoritarismo não, e não entendo pq o Sr. fala de Lula aqui, o assunto é Jango. Primeiro eu sou apaixonado pela História e não pela (Estória) mal contada por "aqueles" militares da época, fato que hoje se estuda Jango como uma simples passagem nas escolas. O s livros dos anos 70 retratam "A revolução de 1964" e não um (Golpe Militar) como o foi. É necessário resgatar sim a imagem do Presidente João Goulart. Este resgate a memória política junto com a imagem do presidente João Goulart provém de uma constatação óbvia. A história é feita por vitoriosos, eles dão sua versão que acaba prevalecendo como verdade absoluta com um agravante do pós 64:
Os meios de comunicação estiveram entre a cruz e a baioneta, praticamente tutelados pelos generais depois da edição do AI-5.
Durante quase 20 anos eles varreram os líderes civis diante do golpe. Só a partir de 85 passaram a ter espaço na mídia, mas durante muitos anos foram ignorados e desconhecidos pelas gerações que surgiram.
No caso de Jango a situação é mais dramática, porque não teve oportunidades que os outros alcançaram, a de retornar a seu espaço político que lhe foi violentamente tomado.
Existem muitas rasuras em sua biografia, feitas seguramente pelos seus adversários políticos. É preciso restabelecer para a história toda a verdade, as futuras gerações precisam entender que Jango foi um homem de visão fato que hoje não é reconhecido.
Continua...

Em Arquivos da ditadura
4 opiniões
avalie fechar
Em 09/02/2009 15h57
Toda ação têm uma reação, quem deu o Golpe que fique calado agora. Se eles lamentam as poucas baixas destes militares da época é porque obviamente o processo democrático foi interrompido, e como pretexto para tal foi "Ameaça Comunista no Brasil" com direito a publicação de anúncios anônimos pelo próprio IPES/IBAD, mentindo sobre Jango e o Comunismo, falando de escritórios Russos no país e um monte de balela. É obvio que toda reação deve ter uma reação, interrompeu covardemente o processo democrático era obvio que iria ter troco. Pena que foram poucos. Depois...são estas mesmas grandes empresas conservadoras de ontem, apoiadoras e financiadoras do IPES/IBAD Para munir o país de Propaganda Ideológica a serviço do Golpe e financiar campanhas politicas que hoje pagam alto o preço de não ter apoiado a visão da reforma agrária naquela época. Ja que falamos de ação e reação, a reação veio com umaumento de periferia, sufocamento das cidades e violência. Lembrando que naquela épocas tinhamos 70% da população em meio Rural contra 30% em meios Urbanos. . As, reformas seríam nos mesmos moldes que os Estados Unidos desenvolveram seu pais ao lado de suas ferrovias, no Brasil seria ao lado das principais rodovias. Pois é...toda ação, têm uma reação. Jango Comunista?...hmmmm...ta bom...sei sei.

Em Arquivos da ditadura
3 opiniões
avalie fechar
Em 03/02/2009 13h42
Ok Ok...ta bom...Jango era comunista, os Nore Americanos chegam aqui e na America Latina nos Explorando e agente abre as pernas para eles. Bacana...que mais? aaaaa sim...alguem falou ai fez uma comparação com Vargas e FHC, achei bacana a parte de de FHC sobre que teve "Peito Aberto para privatizações"...kkkkk Muito bem...bacana tudo isso. Realmente são "Posts de conteúdo" Vcs são os donos da verdade. Aqui na America e no Brasil não se matou não, sempre foi Disneilandia então. A operação Brother Sun foi algo parecido a Colombo trazendo espelhos para nós em troca de ouro. Bacana então...vcs sabem tudo...ME FAÇAM O FAVOR E NEM SE APRESENTEM AQUI. Deveriam ter vergonha...Para fazer PAPELÃO, e escrever coisas sem nexo melhor nem se apresentem. Jango comunista..hmmm sei sei...ta bom.

Em Arquivos da ditadura
5 opiniões
avalie fechar
Em 13/01/2009 14h00
Faço de forma simples a seguinte leitura:
Israel tem que ter um lugar para morar, quem iniciou agora a ofenssiva mandando mísseis para Israel foi a Palestina por meio de seu Partido Político e terrorista Hamas e seus homens bombas.
Obviamente os 2 lados tem sua versão, porém colocar crianças na linha de frente é um absurdo.
Guerra é guerra, Não dá para medir artilharia, agora não adianta chorar as mortes de tantos palestinos. Israel está se defendendo. Este fato agora só começou porque o Hamas deu o pontapé inicial com seus mísseis.
O que esperavam? Que Israel ficasse quieto? Só pq Israel tem um infinito e maior pioder de fogo que agora este país aparece como o vilão da História? O Hamass partido político terrorista da Palestina é o grande responsável pela ofenssiva Israelense.
Estou do lado de Israel

Em Violência em Gaza
42 opiniões
avalie fechar
Em 13/01/2009 12h55
Faço de forma simples a seguinte leitura:
Israel tem que ter um lugar para morar, quem iniciou agora a ofenssiva foi a Palestina por meio de seu Partido Político e terrorista Hamas com seus homens bomba e mísseis.
Obviamente os 2 lados tem sua versão, porém colocar crianças na linha de frente como o faz o Hamas é um absurdo.
Guerra é guerra, Não dá para medir artilharia, agora não adianta chorar as mortes de tantos palestinos. Israel está se defendendo. Este fato agora só começou porque o Hamass deu o pontapé inicial com seus mísseis. O que esperavam? Que Israel ficasse quieto? Só pq Israel tem um infinito e maior pioder de fogo é que agora este país aparece como o vilão da História.
O Hamas partido político terrorista da Palestina é o grande responsável pela ofenssiva Israelense.
Estou do lado de Israel

Em Violência em Gaza
21 opiniões
avalie fechar
Em 15/12/2008 14h23
Rodrigo falou tudo!!!

Em Arquivos da ditadura
2 opiniões
avalie fechar
Em 27/11/2008 19h29
Constatei pelas posagens de quem é avesso á biografía que pouco ou nada sabem sobre ele e ainda mantem uma versão maquiada...a versão mal contada sobre os fatos. É inadmissivel que eu tenha visto um post falando que Jango renunciara.
Onde Jango renunciou? A ele lhe foi tomado incostitucionalmente o poder de forma vergonhosa. Ele estava em território nacional no Rio Grande do Sul no momento em que o "Sujo Auro de Moura e sua patota de golpistas" decretam vaga a presidência da República. A moda era taxar todo mundo que era de esquerda como comunista.
Jango esperou a consolidação do golpe para pacíficamente deixar o país. Jango era um pacificador e não iria manchar nem sua biografía e nem derramar o sangue do povo brasileiro como o queria Brizola.
É por isso que não posso levar a sério e rir de quem como disse pouco ou nada sabe sobre Jango e já sai postando como se fosse o dono da verdade.
Essa de Jango renunciar é mais uma informação difamada e trabalhada que perdura até os dias de hoje contada pela versão dos Vitoriosos. Informação muito bém manipulada, assim como os próprios livros dos anos 70 retratam uma (REVOLUÇÃO) e não um GOLPE DE ESTADO VERGONHOSO.
Quem aqui quer falar de Jango? quem?

Em Arquivos da ditadura
51 opiniões
avalie fechar
Em 26/11/2008 09h27
Jonathan: Eu tonto? Sim sim...Mao Tse-tuns era comunista, Fidel Também, mas não seja cabeça Oca e coloque Jango no mesmo "saco". Jango não instalou o comunismo algum no Brasil e nem iria fazer isso. Ele por manter alguns elementos comunistas em seu governo já foi taxado como tal. Quem na época plantava noticias mentirosas nos meios de comunicação era o IBAD/IPES sem assinatura. Esse trabvalho foi tão bem feito de forma leviana que esta é a grande origem da tua opinião sobre Jango hoje. E se fosse comunista? Qual o problema? Taxar Jango de comunista é algo que inventaram para tomar o poder vergonhosamente. Para teres uma noção, até Lacerda vai para o exílio e se reconcilía com Jango.Todos os nomes dos candidatos a presidência de oposição a Goulart, inclua-se lACERDA foram passados para atráz pela falsa promessa dos militares da época entregarem o Governo covardemente tomado de um Presidente que pela constituição devería permanecer no poder.
Esse negócio de ficar nessa lenga lenga de "comunismo" já é ultrapassado, mas se para vc fica difícil evoluir seu pensamento aos tempos atuais recomendo que vc se tranque em alguma biblioteca de história e não saia mais até entenderes mais da biografía de Jango. Oras, o governo atual também é comunista só por ser de um partido de esquerda? Como disse antes, Jango transcendía barreiras ideológicas. Será que isso está muito dificil de entenderes?

Em Arquivos da ditadura
49 opiniões
avalie fechar
Em 21/11/2008 19h24
Não pode ser que milhões de Brasileiros que estavam do lado de Jango...a maioria esmagadora estejam erradas e vc esteja certo. Nem Paulo Freire, nem Darcy Ribeiro entre outras personalidades brilhantes que compunham o ministério de Jango poderiam estar errados. Compare-se com Darcy Ribeiro por um instante e medite o que vc representa ao lado dele. Irônico pensar que chamavam esses ministros como os incapazes de Jango. Um Absurdo. Jango em sua posse diz "Prefiro pacificar do que acirrar o ódio". Ele podia muito bem não aceitar o Parlamentarismo, naquela época teria força para isso, mas não o fez, porque ele jamais foi um "Revolucionário" ele foi um pacificador. Talvez "Brizola Fosse um revolucionário" Mas Jango não. Acredito em certos pontos que Brizola com sua postura de querer aparecer prejudicou muito Jango. Jango tinha elementos comunistas em seu Governo sim, e também tinha elementos de oposição ao Comunismo. A grandiosidade de Jango transcendia barreiras ideológicas. Então a minoria daquela época estava certa e a grande massa popular, o povo Brasileiro estava errado. É isso? ...Tratando-se de Jango, Posicionamento ideológico é algo pequeno e idiota de se discutir. Jango foi um homem de Paz, um vanguardista e um injustiçado pelos interesses de exploração capitalista contra nosso povo.

Em Arquivos da ditadura
67 opiniões
avalie fechar
Em 21/11/2008 19h22
João Alexandre Figueirdo:
Entendo que vc defenda seu posicionamento ideológico...mas não sabes o que falas. Vamos deixar de lado a ideologia e examinar alguns aspectos simples...muito simples. Sinceramente é sabido que Jango não era comunista, como disse antes Jango transcendia essas barreiras ideológicas, ele queria fazer um governo de coalizão, não queria baixar a cabeça para a exploração estrangeira em nosso país...vide lei de remessa de lucros. Jango defendia a autodeterminação dos povos rompendo barreiras ideológicas...isso é um pensamento vanguardista. De fato naquela época era importante levar as reformas adiante, entre elas a agrária, nos mesmos moldes que os Estados Unidos construíram sua economia, no caso deles foi ao lado de ferrovias, no caso do Brasil sobre as principais estradas. Lembre-se que naquela época eram 70% da população Brasileira morando em áreas rurais contra 30% em áreas urbanas. Vc hoje está sentindo na pele o problema das cidades com a violência, falta de educação, desemprego etc. Vc mesmo percebe e isso ninguém precisa te provar por A + B esse drama hoje. "Pois percebemos hoje muitas daquelas empresas patrocinadoras do golpe militar sendo sufocadas por uma periferia violenta e sem instrução". "Foi justamente esta falta de visão naquela época que hoje tens estes problemas".
Jango foi injustamente difamado e taxado de Comunista porque teve a coragem de apostar na Auto determinação com Cuba ou quem fosse independente de ideologias

Em Arquivos da ditadura
67 opiniões
avalie fechar
Em 19/11/2008 23h47
Foi com muita emoção e sentimento de justiça cívica que, no grandioso ato da conferência nacional da OAB, sob a pauta de Estado democrático de direito x Estado policial, realizado em Natal (RN), as autoridades brasileiras prestaram as devidas homenagens a um mártir pacificador da democracia nacional, que evitou duas guerras civis em nossa pátria e que teve seu legado obscurecido durante mais de 20 anos de período de regime de exceção.
A data de 15 de novembro de 2008 entra para a História como o dia em que o Estado formaliza o perdão pelo golpe de Estado de 1964, não apenas pela derrocada inconstitucional do chefe do Executivo, mas também por toda a agressão visceral que os direitos humanos e as instituições democráticas sofreram no largo regime ditatorial, que buscou estrangular a voz do povo.
Mais do que anistia, entendemos que se trata de um ato de desagravo público a Jango e a todos aqueles que compactuavam com suas reivindicações, tais como as reformas de base, que alterariam as estruturas estatais já viciadas desde os pretéritos tempos da instalação da República em nosso país, e que certamente contribuiriam para o rápido progresso e desenvolvimento econômico, social e político do Brasil.
Inúmeros cidadãos brasileiros foram torturados, mortos, perseguidos, presos ou, como Jango, exilados, simplesmente por terem convicções ideológicas divergentes dos líderes da repressão, que não aceitavam as mobilizações populares em prol do fortalecimento da soberania nacional, sem ingerência de interesses de outras nações em nossa economia. Com certeza, as desculpas publicamente referendadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a esses tantos brasileiros que tombaram perante a luta democrática serão saudadas com honras, não apenas pelos brasileiros, mas também na América Latina.
Jango representava a personificação da queda da democracia, sendo o primeiro nome de cassações do Ato Institucional de 64 que morreu no exílio, sem jamais ter retornado ao seu país amado, sem nenhum tipo de honras de Estado, e o silêncio foi o posicionamento oficial do governo de 1976, com medo da comoção popular que o corpo já sem vida de João Goulart poderia causar.
Tudo porque, como nos dias atuais, falava em reforma agrária, tributária, educacional, urbana, administrativa, bancária, ou seja, visava a uma justiça social efetiva, sem manter privilégios exacerbados a alguns grupos e segmentos sociais, que pensavam que o conceito de pátria se restringia ao conceito de lucros excessivos das multinacionais e propriedades privadas sem o princípio cristão de sua função social.
Viva o presidente reformista de vanguarda, que nos deixa para a atualidade o ímpeto de mudança social, o ímpeto de não nos acomodarmos perante as injustiças e de não calarmos jamais perante a opressão popular.
Viva o eterno presidente gaúcho João Belchior Marques Goulart!!!

Em Arquivos da ditadura
67 opiniões
avalie fechar
Termos e condições

Mais resultados: 1 2

FolhaShop

Digite produto
ou marca