Comentários


Comentários de Tiago Andrade
Em 24/05/2009 12h01
Alguns chamam de hipocrisia o fato de um fumante passivo reclamar do cigarro do outro e poluir o ar com seu carro. Creio que essa conclusão deixa de lado um contrato social: a partir do momento em que um fumante e um não-fumante utilizam carros, esses estao de acordo quanto ao fato da poluiçao que causam e que recebem uns dos outros, ao mesmo tempo. Ja no caso do cigarro, esse contrato social muitas vezes não existe pois o individuo não esta de acordo com a fumaça do outro e ele proprio não fuma.
Ocorre uma falta de ação social no sentido Weberiano.
Muitos argumentam contra a lei com o ditado do: "a minha liberdade vai onde acaba a do outro". É ironico pois esse msm dito é que argumenta contra os fumantes que não respeitam o direito do outro de não fumar. Voltamos ao Imperativo Categórico Kantiniano.

Em Lei Antifumo
sem opinião
avalie fechar
Em 24/05/2009 01h44
Ora, tendo ou nao tendo um pano de fundo de politicagem por tras dessa lei é bem provavel que um efeito dela sera realmente beneficiar o fumante passivo, que poderá vir a ser, pelo menos mais um pouquinho, um verdadeiro nao fumante.
Por mais que no Brasil se faça mais leis do que se fiscalize, é fato que, mesmo que eu nunca tenha visto um bafometro na minha vida, a lei contra o alcool no volante diminuiu o percentual de acidentes de transito por causa por alcoolismo do condutor.
Ninguem aqui esta achando que esse projeto de lei tem intençoes puras, mesmo assim, ele parece que virá cumprir o papel a que foi designado: respeitar a liberdade do não-fumante de ir num restaurante e não fumar "por tabela".
Sendo assim, a lei não pretende atacar a "raiz do problema" mesmo, que é o Tabaco na Sociedade, seria muita pretensão; mas sim, amenizar o problema do fumante passivo.
Um fumante consciente, com bom senso, no meu ver, sabe que a escolha de começar a fumar foi dele e que a fumaça que ele exala tem impacto no ambiente em que ele esta. Sendo assim, cabe a ele o DEVER de respeitar a escolha do outro de não fumar com ele. Bom senso mais imperativo categorico Kantiniano.
Quanto ao termo "dedo-duro", estamos falando de uma infração, quem sabe, "denuncia" seja uma termo melhor.

Em Lei Antifumo
5 opiniões
avalie fechar
Em 22/04/2009 14h05
"... para discutir pacote moralizador para a camara"
Eu também quero um "pacote moralizador" desse.
É pra dar risada mesmo; ou chorar.

Em Eleições no congresso
5 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca