Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Lei Antifumo

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (7) o projeto de lei que bane o cigarro de ambientes coletivos fechados, públicos ou privados, e proíbe as áreas de fumantes. Você concorda com a lei?


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Eder Luiz Lino (16) 10/12/2009 13h38
Eder Luiz Lino (16) 10/12/2009 13h38
E Proibido Proibir assim ja dizia Caetano Veloso e eu concordo com ele em genero e grau o governo tem mais com que se preocupar essa estória de proibir o fumo, proibir isso e aquilo é pura demagogia, cada um tem o livre arbitrio de saber o que é bom ou ruim para ele.., esse papo de que o Estado gasta uma fortuna com o sistema de saude por causa dos fumantes é balela porque o sistema publico de saude esta fálido em todos os sentidos quem é usuario do SUS que o diga, o X da questão e que o Estado só quer arrecadar, tudo gira em torno de receita que você não sabe para onde vai, é multya de transito, é rodizio.. chega gente é precisdo dar um basta nisso tudo... deixem os fumantes morrerem em paz, afinal de contas escolher a form,a de como passaremos dessa para melhor é um direito do cidadão 3 opiniões
avalie fechar
Luly Novaes (1) 10/12/2009 13h02
Luly Novaes (1) 10/12/2009 13h02
Como disse o Filósofo Sócrates (460-369 a.c.) "É preciso que os homens bons respeitem as leis más, para que os homens maus respeitem as leis boas.". Lei é lei, e todos deveriam respeitá-la. Se há uma lei que proibe o fumo em locais fechados, que o fumo seja proibido. Como sempre a ganância está acima de tudo. Por isso vivemos nesse mundo de desrespeito, violência, maldade. Quando começarmos todos a obedecer às leis, respeitar o próximo, os mais velhos, os direitos alheios, estaremos vivendo em um mundo melhor. 2 opiniões
avalie fechar
O problema, caro Hamilton, é que se autuarem os presídios pelo fato de haver fumo lá dentro, seremos nós quem pagaremos a conta... Seria ótimo para o governo gerar recebíveis através de alguns autos de infração contra ele mesmo. 8 opiniões
avalie fechar
José Alberto (233) 10/12/2009 11h45
José Alberto (233) 10/12/2009 11h45
O Brasil é um pais das incongruencias:Inventaram o caixa eletronico para não pagar caixas e gerar empregos na nação e ninguem cobra nada dos bancos trabalhamos de graça cada vez que acionamos o mesmo, o governo estadual está usando um subterfugio na lei anti fumo pois o mesmo multa o dono de estabelecimentos por fumar em seus ambientes , mas o mesmo paga seus impostos regiamente, para não contratar fiscais e ter que paga-los usa e abusa do dono do estabelecimentos pois quem tinha na verdade de ser multado era o fumante,tai o por que da lei furada e por que não se fecham todas as fabricas.... sem opinião
avalie fechar
Thadeu Paula (1) 10/12/2009 10h53
Thadeu Paula (1) 10/12/2009 10h53
Sr. Hamilton Albuquerque, é preciso considerar que pessoas direitas não privam as demais pessoas de respirar ar limpo onde estiverem e sim, qualquer um que prive um cidadão direito ou não de respirar bom comete crime. Pena que somente agora a Lei está reconhecendo isso. sem opinião
avalie fechar
ANTONIO JOÃO JARDIN (314) 09/12/2009 15h35
ANTONIO JOÃO JARDIN (314) 09/12/2009 15h35
FOI UMA PARANOIA , BEM MONTADA > TIRAR OS FUMODROMOS , É ILEGAL , ATE SACANAGEM , O PRINCIPIO QUE A FUMAÇA SOBE , (acabou) CHAME OS
FISCAIS , TODA A NOITE DE VARIOS PONTOS > VAI REFLETIR ATE NAS ELEIÇÕES
sem opinião
avalie fechar
Hamilton Albuquerque (1) 01/12/2009 18h54
Hamilton Albuquerque (1) 01/12/2009 18h54
Já que a Lei Anti-Fumo proibe o fumo em locais fechados, até privados como condominios.Eu gostaria de saber se ela tambem está sendo cumprida nos presidios? Se o governo está fiscalizando e autuando com a mesma avidez que faz com os estabelecimentos privados? Ou será que apenas os cidadões que direitos, que pagam impostos, é que tem seus direitos cerceados(independente de ser certo ou errado fumar em locais publicos). 24 opiniões
avalie fechar
Dat Mendonça (112) 29/11/2009 17h32
Dat Mendonça (112) 29/11/2009 17h32
Esse sr. Luis de Almeida responde à minha felicidade em ver essa lei anti-fumo aprovada com uma missiva ofensiva e de ignorância ímpar. Não sabe que para real arrecado em imposto pela venda dos cigarros o Estado gasta 3,2 reais com cada fumante que comparece aos hospitais vítimas do fumo. Que esse cidadão defende. Bem, irei denunciar toda vez que ver a lei sendo descumprida e adoro ver a reação dos fumantes sendo punidos... 34 opiniões
avalie fechar
Sergio Lavinas (226) 26/11/2009 15h38
Sergio Lavinas (226) 26/11/2009 15h38
"Fiscais da lei antifumo em SP dizem não receber desde setembro"
Já não recebem a dois meses!
Como será que estão conseguindo sobreviver?
Será que eles tem um segundo emprego?
Será que eles tem filhos e filhas que os sustentam?
Como será que eles vivem?
3 opiniões
avalie fechar
Edivaldo Cardoso (121) 26/11/2009 11h11
Edivaldo Cardoso (121) 26/11/2009 11h11
Concordo com todos os comentarios,contra e a favor,pois sou pela democracia e democracia pressupõe o direito de ir e vir,de opinião,de fumar ou não,estejam certos ou errados em suas opiniões,pois cada um acha que é o certo e assim cada um defende seus direitos,suas teses,suas ideologias o que não se pode é castrar o direito do proximo, graças a Deus ainda temos uma imprensa livre,mesmo quando ela divulga asneiras.Mas o que me traz aqui não é falar contra ou a favor das leis anti-fumo (fumo? grande mentira porque as fabricas com anuencia dos governos fabricam cigarros com tudo menos com tabaco) vim lembrar o governador sobre os salarios dos seus cabos eleitorais,porque no fundo eu vejo esses fiscais contratados no estado todo,mais com fins politicos partidarios, ele que tome cuidado porque o tiro pode sair pela culatra. 2 opiniões
avalie fechar
Jayme Elias Bentolila (142) 26/11/2009 10h15
Jayme Elias Bentolila (142) 26/11/2009 10h15
Assim começa a corrupção, os caras ficam sem receber depois dizem que vão autuar criando dificuldades para vender facilidades e se não pedem insinuam que podem aliviar e recebem uma graninha extra. sem opinião
avalie fechar
joao martins (70) 24/11/2009 10h29
joao martins (70) 24/11/2009 10h29
As autoridades brasileiras continuam tomando medidas atabalhoadamente, sem se utilizar das prioridades, tão necessárias às pessoas que fazem as leis. A prioridade seria acabar com todo tipo de poluição, a começar pelas queimadas, pelas fábricas, depois pelos caminhões, pelos onibus, pelos carros e por fim pelas pessoas, como o caso da fumaça do cigarro. Imaginem vc dentro de um tunel com o transito parado e aqueles caminhoes e onibus produzindo fumaça de milhares de cigarros ao mesmo tempo, e vc e suas crianças dentro do carro respirando aquela poluição!!!! Já pensou o fiscal multar o mendigo ao lado do caminhão no tunel pq ele estava fumando??????????????????? O Brasil precisa de Ordem nas ideias e Progresso nas açoes!!! 14 opiniões
avalie fechar
Abençoada lei antifumo! Começamos a perceber que a civilização está chegando. A partir do momento em que temos um instrumento legal contra esse lixo, a sociedade ganha mais um espaço. Abençoado também, o governo que encara de frente, a despeito dos desgastes políticos, situações como essa. Aliás, para endireitar o que está torto há sempre desgastes momentâneos, o que os governos medíocres e populistas detestam, mas, aos que pensam mais à frente haverá o momento de glória e a perenidade. Aos medíocres, o nosso perene esquecimento! 18 opiniões
avalie fechar
Alan Nangi (4) 24/11/2009 09h46
Alan Nangi (4) 24/11/2009 09h46
Primeiro: Lei não intimida um viciado. Segundo: Não existe fumante que seja educado. Terceiro: Ninguém obrigado a suportar o vicio dos outros. Lei existe para definir os limites no convivio em sociedade. 9 opiniões
avalie fechar
Edson Eliodoro (1) 19/11/2009 21h56
Edson Eliodoro (1) 19/11/2009 21h56
Eu acho esta lei arbitrária, deveria sim haver lugares próprios para os fumantes. Sabemos que o tabagismo prejudica a saúde, mas, a fumaça expelida pelos carros também é tóxica e, segundo pesquisas, mata 14 pessoas por dia só em São Paulo. Chega a ser ridículo um não fumante expelindo toneladas de monóxico de carbono com seu carrão, na frente dos estabelecimentos comerciais e depois dizer que é alérgico à fumaça, faça me o favor. Além do que, se a fumaça é o problema, as pizzarias , churrascarias, restaurantes, com forno à lenha, não poderão mais usar lenha, haja vista a fumaça que produzem. levando-se em conta, conforme os técnicos encarregados da fiscalização, " a fumaça percorre 100 metros e não tem barreira que impeça sua passagem". Sou favorável a Lei, mas é preciso ter bom senso. Esta é minha opinião. 9 opiniões
avalie fechar
Renata Saintive (22) 19/11/2009 19h52
Renata Saintive (22) 19/11/2009 19h52
Eu nao me importo se a lei veio por causa de eleicao ou qq outra razao.
So sei q nao faz nenhum sentido reclamar. Issa foi uma lei q deveria ter chegado a muito tempo.
Os fumantes estao reclamando q eles tem bom senso, nao sao porcos etc. Mas infelizmente sao excecoes. Nos sabemos q ha muita bituca nas ruas, q sempre ha fumantes q fumam em lugares fechados sem o minimo respeito aos nao fumantes.
Se esse nao eh o seu caso, entao essa lei nao vai te perseguir, visto q vc ja pratica antes dela existir...
Lembro q a ultima vez q fui a um bar em sampa me senti num inferno.
Eu sei q eh feio comparar, mas ha muitas cidades em nos EUA onde essa lei ja aplica a muitos anos... e ninguem reclama...
Vamos la, dar um passo a frente!
5 opiniões
avalie fechar
Francisco Oliveira (420) 19/11/2009 10h44
Francisco Oliveira (420) 19/11/2009 10h44
Se Serra é um ditador, devemos considerar também o Presidente Sarkosy, o governador Aécio Neves, o Primeiro Ministro espanhol, o governador do Rio, do Paraná, e todos os não fumantes que queremos um ar "menos" ruim quando estivermos jantando ou nos divertindo, a fumaça não conswgue ser impedida, exceto em lugares tão herméticos que pelo custo, nenhum estabelecimento jamais o faria. Todas as manifestações de histeria são típicas de abstin~encia a nicotina, fui fumante e sei o que é isto, ficava mau humorado ao saber que não havia mais acentos de fumantes no vôo (quando se podia ainda fumar), portanto, mais calma, os europeus respeitam a lei, porque lá as pessoas tem noção de seus deveres, a isto se cham URBANIDADE, coisa que aqui ainda não é conhecida. Ou seja respeito ao próximo e sobretudo a LEI! 8 opiniões
avalie fechar
Gil Reis (1) 19/11/2009 08h44
Gil Reis (1) 19/11/2009 08h44
Sem examinar as questões jurídicas que envolvem as leis anti-fumo gostaria de tecer alguns comentários.
No Estado de São Paulo foram retirados todos os direitos e garantias dos fumantes que foram jogados na vala comum das minorias.
A discriminação chegou a patamar intolerável, se o fumante for mulher, negra, judia e pobre a coisa se complica muito.
Todos esquecem que, de acordo com pesquisas atualizadas, os fumantes são 20% da população brasileira e, levando-se em conta que a quase totalidade tem mais de 16 anos, conclui-se que essa massa de brasileiros representam mais de 30% do eleitorado.
Mesmo que todos os 30% fumantes não decidam votar em função de seu vício, bastam 10% dos eleitores para mudar o perfil de uma eleição.
Creio que a cúpula do PSDB tem que ter muito cuidado quando escolher o candidato à sucessão presidencial, decidindo entre o José Serra (lei radical que desrespeita os fumantes) e Aécio Neves(lei sensata que preserva os direitos dos fumantes e não fumantes.
Não quero discutir a lei e acho que tanto os fumantes quanto os não fumantes são radicais ao exporem seus argumentos, precisamos chegar a um meio termo e a uma convivência pacífica.
Sou fumante e não sou radical,respeito o direito dos não fumantes de não gostar ou aspirar fumaça de cigarro, entretanto, não votarei no Serra, não quero ser perseguido no Brasil todo porque, no mínimo, ele tentará mudar a legislação Federal com relação ao fumo.
O José Serra que sempre foi antipático e arrogante, agora, resolveu praticar assédio moral contra os fumantes.
19 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (750) 31/10/2009 18h54
Bolinha da Lulu (750) 31/10/2009 18h54
Manchete;
"Alunos se dividem em defesa e ataque a estudante que causou tumulto por "pouca roupa""
Estamos em 2009, no século XXI, onde Freud no século XIX desmistificou o sexo. Estamos em uma país onde a cultura do nu segue as tradições dos ancestrais índios que aqui viviam. Criar caso por que uma garota com todos os atributos que eleva a libido de qualquer marmanjo, desfilou semi-nua pela escola. Ora senhores, muita pretensão de moralismo fajuto. Com tantas questões relevantes para se discutir e em uma Universidade um ato desses! É muita estupidez.
Agora com as novos hábitos produzidos pela revolução sexual, muito provável que algum marmanjo com toda a sua libido a 100%, solicitou algumas carícias a moça que não foram atendidas isso desencadeou o rancor irascível do rapaz que deve ter orquestrado todo o tumulto e os babacas de calça na mão apoiaram. Só isso. INVEJA E VINGANÇA.
48 opiniões
avalie fechar
FABIO ZONZINI (212) 30/10/2009 09h09
FABIO ZONZINI (212) 30/10/2009 09h09
29/10/2009 - 20h21
Suspeitos de matar coordenador do AfroReggae e PMs responderão por latrocínio .
Até que enfim serão punidos TODOS os envolvidos inclusive os pms que não fizeram o seu trabalho...
Agora é aguardar a punição ou ver se vão abfar o caso .
4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1022)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página