HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião





 

 

capital humano
10/02/2006
Brasil triplica número de escolas penitenciárias em 2006

 

Marina Rosenfeld
especial para o GD

Até o final de 2006, o Brasil terá 14 instituições voltadas ao ensino de profissionais da execução penal, como agentes penitenciários, diretores de presídios e assistentes sociais. Essa ação quase triplica o número de escolas no país que dão treinamento para esses profissionais. Atualmente, há apenas cinco unidades (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul).

Todos os estados brasileiros têm Academia de Polícia, mas só cinco têm escola penitenciária. Esse pequeno número reflete o descaso com o sistema penitenciário que sempre houve no Brasil, tanto por parte do Estado como por parte da sociedade civil”, analisa Fábio Costa Sá e Silva, coordenador geral de ensino do DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.

A expansão do número de escolas será acompanhada de uma mudança no ensino. As instituições irão refazer seus conteúdos com base em uma matriz curricular nacional. Essa matriz, que deve ficar pronta no segundo semestre, será formulada por consultores. Também será elaborado um Guia de Gestão, com diretrizes sobre como organizar os cursos.

“Os profissionais de execução penal são largados e não valorizados. Não são estimulados a trabalhar bem. Em geral, não recebem treinamento depois que começam a trabalhar, não conhecem direitos humanos, não são orientados a lidar com conflitos, não sabem como usar a força. Muitos são analfabetos, não são concursados e sequer sabem quais são suas competências”, diz a coordenadora da Unidade de Justiça e Segurança Pública do PNUD, Maristela Baioni.



   

NOTÍCIAS ANteriores
09/02/2006
SP tem 14 escolas top no ranking do Enem
09/02/2006
Musicoterapia e músicaterapêutica são profissões promissoras
08/02/2006
Não tomar café da manhã pode prejudicar aprendizado
08/02/2006
Projeto transforma líderes comunitárias em advogadas
08/02/2006
Surdo é formado para dar aula de Educação Infantil e Ensino Fundamental
07/02/2006
11,5% das crianças de seis anos do país estão fora da sala de aula
07/02/2006
Campo Grande já tem celular para surdos
07/02/2006
Projeto de Lei obriga empresa a contratar funcionário com mais de 40 anos
07/02/2006
Faculdades se adaptam à obrigatoriedade do ensino de libra