Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

capital humano

15/09/2008

Proposta do iReport é publicar notícias sem edição

 
 

Site da CNN não filtra colaborações de usuários e cria comunidade de colaboradores que define as notícias que vão para a TV

Apesar de ter dominado as mesas de discussão do seminário MediaOn, na semana passada, não é de hoje que se discute o jornalismo cidadão–aquele em que o leitor, ouvinte e espectador tem papel central na captação e distribuição de notícias. Mais precisamente desde 2003, quando o termo foi cunhado pelos norte- americanos Shayne Bowmane Chris Willis, do The American Press Institute.

Também vem dos EUA o exemplo mais radical dessa prática, executado pela rede CNN comuma característica inédita: no iReport.com, não há qualquer filtro ou edição sobre o material postado por usuários.

Lançado em fevereiro, o site evoluiu do modelo antes hospedado no CNN.com, um espaço em que internautas enviavam vídeos, fotos e textos como complementos a reportagens. Agora, o material enviado não apenas ajuda na apuração, mas define os assuntos a serem abordados nos noticiários mundiais da rede. A estrutura do jornalismo da CNN mudou: há repórteres, editores, produtores, chefes de reportagem e os internautas (ou iReporters). Há cerca de 15 mil contribuições de espectadores por mês– e boa parte delas é usada na televisão e ganha matarja“ onCNN”nosite. No Brasil, nenhum grande jornal ou portal se arriscou a tanto.

A ousadia carrega riscos, como atrelar a credibilidade e a imagem da marca CNN a conteúdos que podem ser promocionais, chulos ou até conter ataques sem provas a determina da pessoa. De acordo com a produtora-sênior Lila King, responsável pelo iReport.com, a comunidade que se fornou em torno do site impede abusos e anomalias. “Há uma seleção natural. Material com outras intenções acaba indo para o fim da lista”,disse ao Link na sede brasileira da Turner, o conglomerado de mídia que controla aCNN.

A moderação de conteúdo pela comunidade não é inovação da rede de televisão. Sites de compartilhamento de notícias, como o Digg, já usam o sistema desde 2004, quando ajudaram a forjar o termoweb 2.0. O ranking das notícias mais populares do dia, presente nos Diggs da vida, também foi adotado pela CNN com o nome de “Newsiest Now”. É uma das principais fontes de pautas da rede. “Monitoramos o dia inteiro os assuntos que os usuários estão comentando.

Todos os dias há surpresas e reportagens que nunca sairiam da cabeça dos jornalistas da CNN”, afirma Lila. A pergunta aseguir, então,élógica: qualquer pessoa pode ser jornalista? “Não diria isso. Mas nós acreditamos que qualquer pessoa pode ajudar muito no processo de produção jornalística, reportando fatos que acontecem ao redor dela.”

Nos EUA e emvários países, não é necessário se graduarem jornalismo para exercer a profissão, como ocorre no Brasil. A própria Lila King tem diplomas em filosofia e literatura comparada. Por isso, a CNN tem um tutorial online para “ensinar” técnicas jornalísticas a pessoas com outras formações, como gravação de vídeos, fotos e estilo de texto, além de dicas para identificar “uma boa história”. O resultado é digno das boas redações de jornal. Veio de um iReporter um furo de reportagem sobre o massa creda Universidade Virginia Tech, em 2007,
quando o estudante Cho Seunghui matou 32 pessoas nos EUA. Um vídeo do momento do crime foi captado por celular e enviado à CNN, que veiculo una televisão. Dá para dizer, hoje, que a CNN tem o maior time de repórteres do mundo.

Lucas Pretti
O Estado de S.Paulo

Áudio dos comentários

   

nOTÍCIAS ANteriores:
12/09/2008
Gol terá 800 vendedores na periferia e em favelas
11/09/2008 FMR produz livros como na época do Renascimento
10/09/2008
28,8% das mulheres chefiam famílias
09/09/2008
Exercício 'melhora memória de idosos', diz estudo
08/09/2008
Mais de 30% dos brasileiros são analfabetos funcionais, mostra Ibope
04/09/2008
Lula anuncia compra de produtos para implantação do programa Saúde
da Família

04/09/2008
Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
02/09/2008
Fim de discriminação a doméstico tem apoio
01/09/2008
Executivos estão menos preocupados com o poder
29/08/2008
Número de eleitores com 16 e 17 anos diminui 20%
Mais matérias