HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

COMUNIDADE
06/12/2004
Tela de celular revela localização de outras pessoas no mapa da cidade

 

Imagine abrir seu celular e ver na telinha colorida, sobre um mapa detalhado de ruas da cidade, um ícone com a localização exata de um parente ou amigo que carrega outro telefone móvel. O cenário não é de ficção científica. Esse serviço acaba de ser lançado pela Vivo. E não precisa se preocupar em ser espionado: você só será localizado pelas pessoas que autorizar.

Por ora, o Vivo Encontra só funciona em quatro modelos de celular. E com mapas detalhados apenas das regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio. Tem três opções distintas de serviços, que podem ser assinadas separadamente. Com o Vivo Localiza, dá para encontrar alguém, desde que a pessoa tenha o serviço habilitado e deixe que você a localize. Já o Vivo Onde Estou? permite que você descubra sua localização, caso esteja perdido.

E o Vivo Aqui Perto mostra onde estão restaurantes, cinemas e afins em determinada vizinhança (com direito a mapa e rota). Até meados de janeiro, os serviços são gratuitos. Depois, um pacote com direito a cinco operações de localização vai custar R$ 9,99. Não é para ser usado a qualquer hora. Por dois dias, eu e Mari-Jô Zilveti testamos os novos serviços.

Chegamos facilmente aos lugares aonde gostaríamos de ir. Nos vigiamos uma à outra. E controlamos os movimentos de um amigo que topou participar da brincadeira. Tudo isso é possível porque os serviços combinam duas técnicas de localização: uma usando as antenas dos celulares e a outra via satélite (conhecida como GPS – sigla de Global Positioning System ou Sistema Global de Posicionamento).

Um aparelho GPS se comunica com três diferentes satélites para determinar o local onde ele se encontra. Excelente em ambientes abertos, não funciona bem quando obstáculos (prédios, paredes, árvores e outros) atrapalham o sinal dos satélites. É aí que as antenas de celular entram em ação.

No lugar dos três satélites, o novo serviço da Vivo pode utilizar três antenas de celular, conhecidas como Estações Radiobase (ERBs), para mostrar onde está o telefone móvel. É o que acontece quando o usuário está dentro de um prédio. Já em regiões rurais, onde há poucas antenas, o serviço pode usar um satélite e duas ERBs.

Assim, em cada situação é utilizado um método diferente, ou uma combinação dos dois, para garantir mais precisão à localização. Em áreas abertas, o sistema via satélite tem margem de erro de aproximadamente 5 metros. Com o sinal das antenas a precisão é menor: a margem de erro é de aproximadamente 50 metros.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

   

NOTÍCIAS ANteriores
03/12/2004 Moradores do Butantã pretendem expulsar travestis de ruas do bairro
02/12/2004
Campanha mostra o peso dos impostos nos produtos
01/12/2004
Célula-tronco restitui coração chagásico
30/11/2004
Estudo liga stress ao envelhecimento
29/11/2004
Vacina de Recife contém HIV em 18 pessoas
25/11/2004
Na guerra antidroga, governo mira solvente
24/11/2004
Governo mineiro dá o exemplo de administração pública
23/11/2004
Ribeirão lança campanha por receita legível
22/11/2004
Cientistas criam "olho eletrônico" para cegos
18/11/2004
Portal gratuito do MEC sai do ar por excesso de usuários