HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

capital humano
17/06/2005
Instituto Internacional de Neurociências de Natal

 

O consenso entre cientistas brasileiros que moram no exterior foi o ponto de partida para a criação do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN), que será construído na cidade de Macaíba, num terreno de 100 hectares cedido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Tendo como foco o desenvolvimento do cérebro, o Instituto será formado por um Centro de Pesquisa, para geração de informação; Projeto Social, para aplicação do conhecimento e o Projeto Econômico-Tecnológico para a transformação do conhecimento e a futura criação da Indústria do Cérebro. A idéia é que Macaíba futuramente tenha um pólo industrial de produção de tecnologias para o cérebro.

O Projeto Social do IINN terá uma escola que vai utilizar novos recursos educacionais, para atender crianças e jovens da região. São cerca de 5 mil crianças, que estarão o dia todo na escola. O Instituto também irá atender as mulheres grávidas, em geral muito jovens, para que estejam na escola, permitindo que as crianças nasçam dentro do Instituto.

O Instituto também terá um Centro de Saúde Mental Materno-Infanto-Juvenil para atender a população-alvo do projeto social. Nicolelis ressalta que em Macaíba o índice de mortalidade infantil é de 80 por mil, enquanto que em São Paulo este índice é de 7 por mil. O projeto prevê ainda trabalhos de apoio para os familiares das crianças do Instituto, de forma a dar continuidade com o que é desenvolvido no IINN.

Para Nicolelis, as crianças são agentes de transformação social, por isso o projeto educacional do Instituto tem como objetivo que cada aluno exerça seu próprio potencial. “É o culto a excelência individual. Se a criança quiser ser uma costureira, o nosso trabalho é que ela seja uma excelente costureira”, disse.

O Instituto de Neurociências de Natal terá um Museu de Ciência, um Parque Ecológico e um Parque Esportivo. Este Instituto, que vai funcionar em rede com os demais centros de pesquisa do País e do exterior, é um projeto-piloto para a instalação de mais 12 institutos no Brasil. Para construir o IINN, foram obtidos R$ 5,5 milhões do governo brasileiro e mais US$ 5 milhões de fund raising.
Com a criação do Instituto, Nicolelis objetiva transformar o Brasil em um país de referência em pesquisa científica.

As informações são da MVL Comunicação.

   

NOTÍCIAS ANteriores
16/06/2005 Experimento redescobre a força do cérebro
15/06/2005 Governo federal divulga pacote de medidas para a área da Educação
14/06/2005 Operário toma lugar de executivo no estudo de idiomas
13/06/2005 MEC vai anunciar "pacote de bondades"
09/06/2005 Trabalhos monótonos fazem mal ao coração
07/06/2005 Supermercado estimula profissionais ao promover casamentos comunitários
03/06/2005 Informática: novo campo de trabalho para psicólogos
02/06/2005 Santa Catarina é exemplo em desenvolvimento humano
01/06/2005 Esporte e família ajudam a prevenir uso de drogas