HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | QUEM SOMOS


Envie sua opinião



22/12/2006
Carta da semana

A ORIGEM DO BOM VELHINHO


“A figura de Papai Noel foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que teria nascido na atual Turquia, em Lycia, na planície da Anatólia, no ano de 350. Nicolau teria realizado viagens pelo Egito e pela Palestina, ainda jovem, tornando-se bispo na cidade de Myra. Naquela época, o bom velhinho deixava saquinhos com moedas ao lado da casa das pessoas que necessitavam.

Há relatos de que o bispo Nicolau salvou da prostituição três meninas de famílias muito pobres arremessando sacos de moedas pelas janelas de suas casas. Outros relatos narram que o mesmo Nicolau teria aparecido para soldados durante um sonho, ajudando-os a escapar da morte.


Em meados do século VI, o santuário onde ele foi sepultado transformou-se em uma nascente de água. Em 1087, seus restos mortais foram transportados para a cidade de Bari, na Itália, que se tornou um importante centro de peregrinação em sua homenagem.


Ainda na Idade Média, o bispo Nicolau foi canonizado e declarado santo pela Igreja Católica, que relatou diversos milagres atribuídos a ele. A partir desse momento, várias igrejas por todo o continente passaram a receber o nome de São Nicolau, que se popularizou e se tornou o santo padroeiro da Rússia e da Grécia.


Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado bem diferente do que é hoje ? com uma roupa de inverno na cor marrom. O culto ao Papai Noel teve início na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em poucos anos. Nos Estados Unidos, país que foi o responsável por tornar mundialmente conhecido o fenômeno Papai Noel, ele recebeu o nome de Santa Claus.


Papai Noel foi descrito como um velhinho de barbas brancas, roupas vermelhas e bochechas rosadas utilizando um trenó puxado por oito renas em 1822, por Clement Clark Moore, em um poema conhecido como “A Noite Antes do Natal”.


A imagem atual do Papai Noel, entretanto, se tornou conhecida do grande público graças a uma campanha da Coca-Cola, em 1881. A campanha publicitária do refrigerante fez enorme sucesso em todo o mundo e ajudou a popularizar a figura do bom velhinho tal como a conhecemos hoje.


O nome das renas utilizadas pelo Papai Noel em seu trenó são Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donder e Blitzen. Atualmente, o bom velhinho é a figura mais popular no Natal, sempre associado à entrega de presentes na véspera do feriado. Feliz Natal a todos!”,
Ricardo Barros - daniel@ciadainformacao.com.br

CIDADÃO JORNALISTA é um espaço destinado aos leitores e ouvintes que ao relatarem fatos e experiências de sua cidade, comunidade e cotidiano, tornam-se repórteres por um momento.

 
 

Anteriores:
15/12/2006
Idoso, respeito e justiça
08/12/2006
Lixo não combina com enchente
01/12/2006
A época do super -homem
24/11/2006
Os esmagadores de sonhos
17/11/2006
Pontos de Convergência entre Maomé Yunus e a Política Social do Presidente Lula
10/11/2006
O agente decisivo
03/11/2006
Instrumento de Libertação
27/10/2006
O nível da qualidade de vida
20/10/2006
Elos perdidos
13/10/2006
Queimados nos canaviais parecem cogumelos Atômicos