Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Mês de Junho 2003

 

Taxa de desemprego bate recorde histórico

Depois de festejar uma seqüência de bons feitos na área econômica, o governo recebeu duas notícias preocupantes na semana passada. No primeiro trimestre do ano, o PIB brasileiro caiu 0,1%, o que significa que a economia não ficou só estagnada. Ela teve uma leve regressão.

A outra má notícia apareceu no campo do desemprego. Uma pesquisa da Fundação Seade/Dieese indica que o desemprego na Grande São Paulo, o maior termômetro industrial do país, chegou a 20,6% em abril passado. É a maior taxa de desemprego desde que o estudo começou a ser feito, em 1985, quando se iniciava o governo do então presidente José Sarney.

Outra pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informa que o desemprego na Grande São Paulo bateu em 14,3% em abril. O número do IBGE é diferente do apurado pela Fundação Seade/Dieese, o que se explica pelas metodologias distintas usadas pelas duas entidades, mas também é recorde. Desde que começou a aplicar a nova metodologia, em abril de 2002, nunca o IBGE havia apurado uma taxa tão alta em São Paulo.

Com informações da revista Veja.

 
                                                Subir    
   MAIO
  Projetos melhoram a qualidade de vida de idosos
   
   ABRIL
  Brasil é pouco globalizado, diz estudo
   
   MARÇO
  Mundo da moda abre um leque de novas carreiras
   
   FEVEREIRO
  Plano de emergência em caso de guerra
   
   JANEIRO
  Lula será julgado pela sua capacidade de criar empregos
   
   DEZEMBRO
  Multiplicação de municípios trouxe mais miséria ao país