Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Semana de 13.01.03 a 20.01.03

 

Brasileiros que vivem na miséria criam própria moeda para sobreviver

Os excluídos da sociedade no nordeste brasileiro, onde segundo estatísticas do IBGE aproximadamente 50,9% da população vive com menos de um salário mínimo por mês, encontraram uma solução inteligente para driblar a falta de dinheiro: passaram a confeccionar sua própria moeda.

Desde o ano passado, os moradores do Conjunto Palmeiras, um bairro pobre a 18 quilômetros do centro de Fortaleza (CE), fazem suas compras com o palma, moeda criada pelo cearense João Joaquim Segundo. O "dinheiro" é emitido pelo Banco Palma$, instituição financeira que fabrica o papel-moeda que anda circulando de mão em mão entre os cerca de 30 mil moradores do bairro. "Meus clientes são os desbancarizados. São aquelas pessoas que foram excluídas da sociedade e, por isso, se alimentam da própria miséria", afirma Segundo.

Feitas em computador ou gráficas de fundo de quintal e válidas por uma espécie de acordo coletivo numa determinada área, as moedas alternativas vêm ganhando nomes variados pelo Brasil afora: tupy, zumbi, lua, bônus e ecosol. Todas usam o real como lastro. Em termos econômicos, ao trocar o real pelo palma, os moradores do Conjunto Palmeiras estão rompendo com a estrutura monetária vigente no Brasil.

O mais surpreendente é que não estão sozinhos nessa empreitada. As moedas sociais, como são chamados esses papéis-moedas, são uma invenção dos anos 80. Primeiro vieram os clubes de troca, em resposta ao desemprego e à queda da atividade econômica em muitos países. O exemplo mais corriqueiro é o da vizinha Argentina. Os membros desses clubes reúnem-se periodicamente para trocar ou vender produtos.

Leia mais:
- No país do real, os mais pobres driblam a falta de dinheiro com a criação de moedas próprias


 

 
                                                Subir    
   Semana de 07.01.03 a 13.01.03
  CUT e Força Sindical são contra fim de multa do FGTS
   
   Semana de 16.12.02 a 22.12.02
  PT não abre mão de direitos trabalhistas
   
   Semana de 09.12.02 a 15.12.02
  MBA não garante mais altos salários, nem emprego
   
   Semana de 02.12.02 a 08.12.02
  Sobreviventes da crise na Internet começam a mostrar lucro
   
   Semana de 18.11.02 a 24.11.02
  Má remuneração emperra escolha de novo governo
   
   Semana de 11.11.02 a 17.11.02
  Sindicalistas mostram-se autônomos e pressionam governo eleito