Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Semana de 20.01.03 a 26.01.03

 

Fortalecimento de cooperativas de crédito incomodam bancos

A determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para encontrar formas de fortalecer as cooperativas de crédito trará à tona uma rivalidade com as instituições financeiras. Apesar de nada estar oficializado ainda, as reivindicações das cooperativas de ampliar sua atuação por meio da regionalização está incomodando os bancos, que são contra a medida.

Para Paul Singer, professor da USP e indicado para a Secretaria de Economia Solidária no Ministério do Trabalho, o governo Lula tem um compromisso com a idéia de as cooperativas se tornarem uma alternativa aos bancos. A avaliação é que usando o cooperativismo, o governo conseguirá empurrar para baixo os juros acima de 160% ao ano que são cobrados, em média, pelo cheque especial e de mais de 93% ao ano pelo crédito pessoal.

Como o foco das cooperativas não está no lucro, a aposta é que a maior participação delas no crédito obrigue os bancos a diminuírem margens sob risco de perderem os clientes. No Brasil, embora o número de cooperativas de crédito tenha crescido 51% de 1994 a 2002, passando de 946 entidades a 1,428 mil, elas representam uma parcela ínfima do volume de crédito no país: 1,64%.

Para apoiar essas iniciativas, o governo está tomando como base os exemplos que tiveram êxito mundo afora. Berço do cooperativismo, a Alemanha possui o gigante DG Bank, com ativos de 600 bilhões de euros (R$ 2 trilhões). Já o BankBoston nasceu de uma cooperativa de exportadores e importadores no fim do século XVIII.

Leia mais:
- Cooperativas de crédito querem se fortalecer

Leia também:
- Concorrência das cooperativas de crédito pode reduzir juros bancários

 

 
                                                Subir    
   Semana de 13.01.03 a 20.01.03
  CUT e Força Sindical são contra fim de multa do FGTS
   
   Semana de 07.01.03 a 13.01.03
  CUT e Força Sindical são contra fim de multa do FGTS
   
   Semana de 16.12.02 a 22.12.02
  PT não abre mão de direitos trabalhistas
   
   Semana de 09.12.02 a 15.12.02
  MBA não garante mais altos salários, nem emprego