HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 


02/05/2008

Professores de Taboão da Serra visitam seus alunos em casa

Pioneiro no país, o programa vem melhorando o ensino municipal e estreitando a relação entre a família e a escola



A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria Municipal de Educação, vem realizando um projeto pioneiro, o Programa de Interação Família Escola, no qual os professores visitam seus alunos em casa. Implantado em 2005, o programa vem estreitando a relação entre a família e a escola, diminuindo a evasão e a repetência e melhorando o ensino municipal.

Nos encontros, pais e professor conversam sobre o desenvolvimento do aluno, seu aproveitamento escolar, como ele se relaciona com os pais e com os irmãos, como e onde estuda, o que mais gosta de fazer. Na volta à escola o professor discute com a equipe pedagógica como vai utilizar o conhecimento que adquiriu na visita à família em sala de aula e como farão as adequações pedagógicas necessárias.

Seiscentos professores participam do programa que contabiliza cerca de 20 mil visitas para alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Os resultados já podem ser observados com a redução do número de faltas, aumento do aproveitamento escolar e a introdução de novas metodologias de ensino.

A adesão dos professores ao programa não é obrigatória, mas tem o envolvimento da maioria, que recebe um pró-labore pelo trabalho extraordinário, além de oportunidade de participar de cursos de formação.

Prêmio ODM Brasil
O programa Interação Família Escola ganhou o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil – ODM Brasil 2007 -, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), braço da ONU nas causas inovadoras. A cidade disputou com 1062 experiências de todo o Brasil. A escolha dos premiados foi feita por um júri de notáveis, composto por 13 especialistas de todo o país, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em abril de 2008.

Objetivos do Programa:
Melhoria da qualidade da educação;
Aproximação entre escolas e famílias;
Participação ativa na gestão democrática da escola;
Ampliação da rede de proteção social da criança e do adolescente;
Formação continuada de educadores;
Desenvolvimento de metodologias de pesquisa;
Discussões e troca de experiências entre docentes e especialistas de educação.


OS RESULTADOS DAS VISITAS NOS ANOS 2005 E 2006
No biênio 2005 – 2006 foram realizadas 15.888 visitas. Aproximadamente 20% dessas visitas apresentaram um motivo especial – crianças que não assimilavam conteúdos e apresentavam dificuldades no desenvolvimento das habilidades, crianças que denotavam carências socioeconômicas na linha da pobreza, crianças hiperativas ou com necessidades educacionais especiais sem laudo de especialistas, ou ainda, crianças que necessitavam de apoio de serviços médicos como portadoras de deficiências visuais, auditivas, de fala ou outras situações de saúde precária.
O gráfico que segue procura sintetizar os resultados que orientaram as ações da Secretaria da Educação para a melhoria do ensino.


Fonte: Relatório de visitas realizadas nos anos 2005 e 2006



Programa de Interação Família Escola: resultados das ações articuladas

Desafios Respostas Resultados
Melhoria da Aprendizagem Instituição de Grupos de Apoio Pedagógico para crianças com dificuldades de aprendizagem, no contra-turno escolar.

Implantação de Laboratórios de Aprendizagem nas escolas para diagnóstico e orientação dos problemas de desenvolvimento escolar.

2 mil crianças e jovens atendidos

Diagnósticos e orientações educacionais específicas para 140 alunos.

Ampliação de oportunidades educacionais para a comunidade

Oferta de Cursos de Informática e de Inglês para a Comunidade nos períodos noturnos e aos finais de semana.

Ampliação da oferta de vagas para Educação de Jovens e Adultos.


Oferta de atividades culturais para alunos e familiares através do Programa Fazendo Arte na Escola.

Mais de 10 mil jovens e adultos atendidos.

Dois mil alunos

Cinco mil pessoas beneficiadas

Ampliação da rede de proteção social
Articulação com os programas das Secretarias de Saúde e Assistência Social com objetivo de enfrentar problemas do ambiente familiar e de saúde.
342 encaminhamentos
Inclusão de portadores de necessidades educacionais especiais Criação de equipe multidisciplinar constituída de médico pediatra, psicólogos, professores especializados, com objetivo de apoiar os docentes das escolas, com especial atenção às crianças com necessidades especiais de aprendizagem. 292 alunos de inclusão freqüentando as escolas municipais.

 


Números do Programa de Interação Família Escola – De 2005 a 2008

Número de alunos da rede municipal 32 mil
Escolas envolvidas
45
Famílias visitadas 20 mil
Professores envolvidos 600


Dados do município de Taboão da Serra

Localização Região Metropolitana de SP
Extensão territorial 20,48 km2
Área urbanizada 17,4 km2
População 225.405 hab
Densidade populacional 10.783 hab/km2
Rendimento médio do chefe de família R$849,08
Taxa de alfabetização 94,03%
Total de alunos do Município 71.891 alunos
Rede Estadual 33.186 alunos
Rede Municipal 32.000 alunos


No site da Secretaria de Educação, você pode acessar o documento básico de orientação do Programa Família Escola completo: http://www.educataboao.com.br/familiaescola.pdf


As informações são da Prefeitura de Taboão da Serra.