HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 


18/07/2008

Sírio-Libanês e Instituto Embraer criam curso de preparação para universidade em São José dos Campos

Aulas do Pró-Bio começam em agosto, no Colégio Engenheiro Juarez Wanderley

Com tradição e reconhecimento no ensino de saúde, o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio-Libanês firmou uma parceria com o Instituto Embraer, mantenedor do Colégio Engenheiro Juarez Wanderley, em São José dos Campos (SP). O objetivo é criar o curso Pró-Bio, um curso de preparação para a carreira e desenvolvimento dos estudantes para a compreensão e defesa da vida em toda a sua diversidade.

O Colégio, que já oferece o curso de pré-engenharia e pré-administração, solicitou ao IEP um projeto pedagógico composto por uma grade curricular ideal para a formação de candidatos à faculdade nas áreas de biomédicas e saúde. Segundo Luiz Sérgio Cardoso, Diretor Superintendente do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa “o que encontramos no Hospital Sírio-Libanês é a qualidade que queremos oferecer aos nossos alunos”.

A metodologia de ensino, baseada em problemas resolvidos pelos próprios alunos (problem based learning), também inclui atividades extra-curriculares, como visitas ao Hospital e a possibilidade de vivenciar as carreiras como médico, biomédico, enfermeiro, físico, nutricionista, fisioterapeuta, entre outros. O projeto abrange, ainda, a capacitação dos professores e a transferência de know how na montagem de laboratórios ideais.

O modelo de curso pré-universitário desenvolvido pelo Colégio Engenheiro Juarez Wanderley, além de preparar o aluno para prestar o vestibular (e direcioná-lo para as faculdades públicas, preferencialmente), prepara para as carreiras escolhidas. Ou seja, dá a visão completa da área escolhida e mais condições para que o aluno se prepare para os vestibulares.

O curso é direcionado aos alunos do Ensino Médio e tem a duração de quatro semestres, complementando o curso regular, realizado em período integral. O objetivo da parceria é formar o aluno oferecendo uma compreensão de sua futura carreira, uma vez que as escolas tradicionais têm um conhecimento pouco prático do dia-a-dia profissional, o que pode desestimular o aluno, ou fazer com que ele fique preso a uma visão limitada de suas opções profissionais. “O IEP sentiu-se desafiado a trabalhar com ensino médio e com uma geração que pode fazer a diferença” afirmou Dr. Roberto Padilha, diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do HSL, ao apresentar a metodologia criada para o projeto.

O curso criado pelo IEP e pelo Instituto Embraer possibilitará que o adolescente vislumbre alternativas além das carreiras mais disputadas como a Medicina. Com isso, conhecerá opções que podem ser mais transformadoras para sua realidade. Os alunos compartilharão suas experiências com a comunidade, inclusive habilidades em “suporte à vida”, que aprenderão durante o curso. Estima-se que cerca de 30% dos alunos do Juarez Wanderley optem por carreiras nessa área.

A parceria, assinada hoje em cerimônia no IEP, foi pensada para ser um modelo que possa ser replicado em escolas públicas de todo o país.

As informações são do assessoria do Hospital Sírio-Libanês.