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22/04/2008

Alguns projetos internacionais selecionados para o X Congresso Internacional de Cidades Educadoras

1) “El Zoológico de Tamatán visita tu escuela”, Victoria Tamaulipas, México
Algumas espécies do zôo local visitam as escolas (serpentes, tarântulas, tartarugas, filhote de crocodilo e similares) acompanhados de uma equipe que inclui veterinários e biólogos que explicam o modo de vida dessas espécies, seu habitat, alimentação, forma de reprodução, manejos, normas de segurança, relevância para o turismo, importância dentro do ecossistema em que estão inseridos. Depois, os estudantes podem pegar nos animais.

2) “Agrega um plato a la mesa” – Gênova, Itália
Esse projeto prevê o acolhimento temporário de crianças estrangeiras por famílias de sua mesma cultura. Como Gênova é uma cidade portuária, tem um grande fluxo migratório e, assim, várias pessoas de outras nacionalidades e culturas ali convivem. Há situações em que crianças de outras culturas que não a italiana fiquem desassistidas, sem seus pais ou responsáveis, e então elas são encaminhadas para famílias de sua mesma origem / cultura, passando a integrar e a conviver no dia-a-dia desses lares. Para isso, os adultos da família recebem orientação e apoio financeiro da prefeitura local, dentro do programa. Entre os parceiros do projeto estão associações locais de comunidades latino-americanas e muçulmanas.

3) “Le patrimoine et moi” – Lyon, França
Os estudantes são incentivados a pesquisar a história de seu bairro (remontando à Idade Média e até os dias atuais), conversando com comerciantes, artistas e moradores locais, pesquisando documentos antigos, visitando prédios e, depois, montam exposições, histórias em quadrinhos e até um guia com o material coletado. Os focos do projeto são história, urbanismo e arquitetura.

4) “Changwon City Tour – The integrated supporting project for multicultural families”, Changwon, Coréia do Sul
A partir da década de 1970, Changwon passou a ser uma cidade industrial importante na Coréia (a maior na indústria de máquinas), planejada para tal, e começou a atrair pessoas de outros locais, que ali se instalaram, sem se identificarem culturalmente com a cidade. Especialistas locais foram treinados para contarem a história da cidade e então foi montado esse citytour para os próprios moradores locais, com visita a prédios públicos, sítios turísticos e até lugares onde nasceram pessoas famosas e importantes da cidade. Iniciado em 2003 com as crianças da rede oficial de ensino, o projeto teve sue público expandido para os adultos da cidade em 2006. Depois de sua implantação, houve um aumento da visitação espontânea a locais cobertos pelo projeto, atribuída ao interesse despertado com o citytour.

5) “En el recreo elegi jugar”, Pilar, Argentina
No recreio da escola, as crianças são estimuladas a participar de brincadeiras orientadas nas quais aprendem atitudes sociais, formação de valores, respeito, tolerância, responsabilidade, interesse pelo público. Elas devem cuidar dos elementos / objetos que usam em suas brincadeiras. Esse projeto foi implantado para dominar a agressividade (elas eram agressivas umas como as outras nos intervalos), evitar acidentes, dar sentido ao tempo livre.


6) “Programa de Agricultura Urbana como Política Pública de Inclusão Social”, Rosário, Argentina
Hortas produtivas comunitárias, jardins com plantas medicinais e aromáticas são plantados em terrenos vazios por famílias vulneráveis (pobres). Objetivo é integração social com formas participativas e solidárias de produção, elaboração, comercialização e consumo de alimentos saudáveis. As técnicas de produção são consideradas “ecológicas” (não agridem o ambiente). O próximo passo previsto no projeto é desenvolver agroindústrias urbanas sociais.

7) “Hagamos um jardín”, Granollers, Espanha
A cidade catalã incentiva seus estudantes a revitalizarem parques da cidade. Três já foram recuperados com sucesso: Parc de les Cinc, Parc de Mediterrània e Parc de Cangili. O projeto é apresentado aos estudantes, que fazem reflexões, redações e desenhos sobre o tema. A partir desse trabalho, é elaborada a proposta da classe para a recuperação do parque. Depois, grupos de 10 alunos vão ao escritório técnico e desenvolvem o projeto a partir da proposta feita. Depois, o projeto é votado pelas instâncias municipais e, sendo aprovado, é implantado. Os estudantes acompanham o plantio da primeira muda, que dá início aos trabalhos, são levados para monitorar o andamento das obras e elaboram relatórios sobre isso, incluindo fotos. Ao final, é feita uma festa para a reabertura do parque.

8) “Feira de Ambiente e Educação Ambiental de Torres Novas”, Torres Novas, Portugal
A feira tem atelier de reciclagem, identificação de aves urbanas, construção de moinhos de vento, reutilização de produtos agrícolas, construção de ninhos de cegonha, canoagem no rio, espaço de eco-troca, ginástica na relva, mercado biológico. Foi constatado que a maioria das pessoas desconhece o que é uma prática de desenvolvimento sustentável, embora não desconheçam o termo. Daí a idéia de organizar uma feira que mostre na prática o que é uma ação desse tipo e possam compartilhar suas experiências.

9) “Quieres ser Guia nel Parque: Proyeto Voluntários Mayores – Guias nel Parque”, Zaragoza, Espanha
Pessoas de mais de 65 anos aposentadas são treinadas para servirem de guia do Parque Grande, de Zaragoza, e apresentam não somente o equipamento do parque como também sua experiência vivida no local. O projeto nasceu de demanda dos próprios idosos que queriam ser voluntários num projeto do tipo. No treinamento, eles recebem instruções sobre a história do parque, fauna, flora, técnicas de animação e, ao final, recebem um distintivo de guia do parque. Já houve visitação de 74 escolas, num total de 7.480 estudantes que visitaram o parque sob a monitoria de um dos guias treinados no projeto.

10) “Me conocerás por mis cuentos”, Pozuelo de Alarcón, Espanha
Nas classes, incita-se os alunos de várias procedências culturais a falarem de suas raízes e costumes e pede-se aos estudantes para relatarem se conhecem contos / histórias que falem de outras culturas. Numa segunda fase, os alunos devem colher relatos da história de suas famílias e contarem na classe. A terceira fase consiste num trabalho em que um conto tradicional é modificado, alterando-se a cultura em que ele está inserido, personagens, cenário, título...

11) “Viamágica, un espacio para el juego una vía para el arte”, Cañada de Gómez, Argentina
O projeto simula um trem em que os participantes são os viajantes que param nas diversas estações: “Estação Palavra” – há a apresentação de uma cena de teatro, interagindo com as crianças, que são convidadas a brincar com as palavras e criar novas frases, “Estação cores” – as crianças devem criar novas cores, levando em conta os componentes básicos da linguagem plástico-visual; “Estação liberdade” – uma das atividades é montar figuras com cartões de papel que serão usadas em teatro de sombras.

12) “Construindo um espaço de encontros (Jovens voluntários e adultos analfabetos)” – Esquel, Argentina
Por meio desse projeto, o município de cerca de 38 mil habitantes na Patagônia argentina levou adultos analfabetos a aprenderem a ler com jovens de 16 a 24 anos que, no primeiro estágio, são voluntários (há um estágio de alfabetização funcional em que há remuneração). Como conseqüência, já há alunos que, despertados pelo aprendizado, se interessaram por aprender a lidar com computador e internet –o que é feito em computadores reciclados e recuperados pelos voluntários. Por sua vez, os jovens voluntários do programa passaram a ocupar seu tempo de maneira mais proveitosa, tendo a oportunidade de sentirem que havia confiança em seu trabalho e de que eles eram ajuda para a solução de um problema (o analfabetismo adulto da cidade) em vez de serem um problema a mais.

13) “Recuperación de nuestras tradiciones en um mundo globalizado”, Playa de Carmen, México
Um trabalho de pesquisa e remontagem dos conhecimentos e tradições maias. Dois terços do município são formados por comunidades maias que mantêm suas tradições. Entre os objetivos está o de reconhecer as tradições maias originais e fazer sua relação com as tradições que estão presentes no dia de hoje , boa parte delas misturada com costumes espanhóis. Para o trabalho de pesquisa, foram reunidos arqueólogos, historiadores e filósofos, que entraram nos pormenores dos códigos e dos monumentos daquela civilização. Também se reuniram interessados em cultura, dança e música maia para recompor as representações de o que eram aquelas culturas tradicionais. As primeiras cerimônias reproduzidas foram a travessia sagrada maia ao templo da deusa Ixchel (fertilidade, amor, agricultura e bom parto), recuperada depois de 500 anos, e o Hanal Pixan (festival dos mortos), na qual a comunidade monta altares para os mortos nos parques da cidade e são celebradas feiras populares com a comida tradicional.

14) “O ambiente somos nós: Muitos, poucos, fazem muito!”, Lisboa, Portugal
Iniciado em 1997, o projeto é implantado em várias fases. Há um trabalho de conscientização do programa em cada bairro, especialmente focando nos três Rs: reduzir (o consumo), reusar (materiais) e reciclar (lixo). Altera-se o sistema de coleta de lixo, implantado a coleta seletiva de materiais recicláveis nos bairros em que o projeto é implantado. Há também a sensibilização do tema nas salas de aula das escolas da região onde o trabalho é implantado. O projeto ainda prevê a instalação de ateliês de reciclagem de papel, atividades de rua (gincanas, festas) e a publicação em jornais das ações realizadas.

15) “Empresários pela inclusão social”, Paredes, Portugal
Empresários da cidade formaram uma associação que visa incluir e combater o abandono escolar. Primeiro, eles contrataram mediadores, com experiência em jovens em situação de risco e suas famílias. Esses mediadores aplicaram questionários nas escolas com os diretores e com os alunos, para identificar os jovens que corriam maior risco de evasão escolar. Depois de identificados, esses estudantes são procurados pelos mediadores, que avaliam qual o tipo de risco em que eles se inserem: individual, familiar ou territorial (problemas na escola ou em casa). A seguir, é desenvolvido o trabalho com os jovens para diminuir esses riscos de abandono.

16) “Intercultural Education”, Munique, Alemanha
Os cuidadores e professores de creche são treinados e orientados a tratar de temas que envolvam interculturalidade em creches que tenham crianças de várias nações. Implantado em 50 creches de Munique, o programa visa criar uma atmosfera intercultural nas creches. Há creches em que o programa foi implantado que havia crianças de 30 nações diferentes. Está em 50 creches de Munique. Próximo passo é implantar programa em escolas.

17) “Travessias urbanas”, Bogotá, Colômbia
É um projeto que visa incentivar o conhecimento da cidade e suas possibilidades. Os jovens participantes (de 13 a 18 anos) traçam rotas de visitação da cidade e, nesses roteiros, devem analisar a realidade física e social da região: os equipamentos públicos, a aplicação dos direitos humanos, problemas de administração, problemas urbanos... Depois disso, devem organizar uma exposição com o material recolhido, com fotos, pôsteres, narrativas.

18) “The library enabling varying parts of learning”, Tampere, Finlândia
É um projeto que inclui uma grande biblioteca, com sala de leitura para jornais, cinco bibliotecas institucionais em locais como hospitais, duas bibliotecas móveis e um ônibus para acesso à internet, com monitores, com um acervo que inclui livros de interesse desde crianças até aposentados. O acesso à internet na biblioteca é gratuito e seu acervo está disponível na internet. É possível o cidadão se cadastrar, montar seu perfil e receber as informações sobre os livros disponíveis que devem agradá-lo, além de receber e-mails atualizando-o sobre o acervo e as novidades que condizem com seu perfil. Há um alto índice de uso da biblioteca, segundo os coordenadores do projeto.

19) “Abraço Solidário”, Almada (Portugal) e Kuanza Sul (Angola)
Um programa de cooperação entre Almada e a província angolana de Kuanza Sul em que já foram desenvolvidos os seguintes trabalhos: fornecimento de material e equipamento ao hospital da cidade angolana de Porto Amboim; campanhas de solidariedade em Almada para fornecer mantimentos; doação de dois veículos pesados; Angola é o país convidado no festival de teatro de Almada; construção de escolas, estudo para a implantação de um projeto de coleta de resíduos; intercâmbio escolar entre as escolas de Almada e de Kuanza Sul.