HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 



Lançamento da Escolinha de Surf

A Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Educação, implantou oficialmente, nesta quinta-feira (23), às 9 horas, a Escolinha de Surf para alunos da Rede Municipal de Ensino. O lançamento ocorreu na altura da Rua 1001, próximo ao posto salva-vidas nº2, na Praia Central de Balneário Camboriú. Esta inovação promove a integração dos estudantes com um dos esportes mais característicos do município.

O lançamento contou com a presença do prefeito Rubens Spernau, do Secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, da secretária Municipal de educação, Sílvia de Mello, e de personalidades do esporte, como o presidente da Federação Catarinense de Surf e vereador em Florianópolis, Xandi Fontes, o presidente da Liga de Esportes Radicais de Balneário Camboriú, Hideraldo Beline Demonti e o presidente da Associação de Surf de Balneário Camboriú, Élder Leão, além outros esportistas, autoridades do Município, alunos da Rede Municipal de Ensino e comunidade em geral.

Durante a cerimônia, foi realizada uma bateria de surf, com os surfistas profissionais convidados e os alunos realizando manobras no mar de Balneário Camboriú. Além disso, o evento foi animado pela banda Araya Blues Band. De acordo com um dos idealizadores, professor Juliano Laghi Pagnoncelli, a Escolinha de Surf é uma inovação da Secretaria Municipal de Educação, em Santa Catarina. “Balneário Camboriú é pioneira na implantação deste projeto voltado exclusivamente aos alunos da Rede Municipal de Ensino”, afirma.

A Secretária de Educação, Sílvia de Mello, defende que o processo pedagógico deve ultrapassar a sala de aula. “Além do conhecimento científico, a Educação tem que proporcionar aos alunos atividades extra-classe para mantê-los ocupados, por exemplo, com a prática esportiva e trabalhar os valores humanos”, destaca. Para a secretária, este projeto também tem alcance social. “A Escolinha de Surf possibilita ao aluno o acesso a um esporte mais caro, aproveitando a beleza da Praia Central de Balneário Camboriú”, conclui.

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú aprovaram o projeto da Escolinha de Surf. Isso pode ser constatado através da grande procura pela matrícula nesta modalidade esportiva oferecida pela Secretaria Municipal de Educação. São 360 vagas para este semestre. As turmas têm até 12 alunos, com aula uma vez por semana, durante uma hora, no turno inverso ao das aulas regulares. Três professores ensinam teoria e prática aos novos surfistas do município. A Secretaria Municipal de Educação adquiriu 20 pranchas de surf, e todos os acessórios necessários para a prática do esporte, como roupas de neoprene, camisetas de lycra e parafinas.

O presidente da Federação Catarinense de Surf, Xandi Fontes, parabenizou o pioneirismo de Balneário Camboriú ao implantar uma escola de surf totalmente gratuita, destinada aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. Ele destacou, ainda, que apesar da grandeza dos recursos financeiros envolvidos, é pouco, diante do retorno que o projeto dará para o futuro das crianças. “É a maneira mais barata de levar saúde às crianças, incentivar a prática esportiva, e também mantê-las longe das ruas e os perigos das drogas e da violência urbana”, finalizou Xandi Fontes.

Mais informações pelo telefone (47) 3363.7144, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com a Secretária Sílvia de Mello ou com os professores da Escolhinha de Surf, Juliano Laghi Pagnoncelli, Alysson Lang e Mário Martins Neto. Dúvidas na Assessoria de Comunicação Social, (47) 3363.7144 , ramal 210.

As informações são da Secretaria de Comunicação de Santa Catarina.